3 dicas para uma classe mais participativa

 

 

Adelaide Marques

Revista Profissão Mestre

Algumas vezes, as aulas parecem se arrastar. Você tenta de tudo para conseguir a participação dos estudantes, mas nada. Uma das causas da apatia pode estar em seus alunos. Se eles não encontram nenhum ponto de contado entre si e com você e sua aula, se não sabem porque estão ali, bem, ninguém vai participar mesmo.

 

Imagine-se, leitor, caindo no meio de um seminário sobre neurocirurgia. Ou sobre técnicas avançadas de construção de pontes. Ou treinamento de um time de rúgbi. Bem, muitos de seus alunos também se sentem assim. Não é seu conhecimento que importa, mas o que eles sabem sobre aquele assunto.

1 – Use o conhecimento dos alunos. melhorar a precisão do chute para ensinar física, gastos com roupas e comidas para lecionar matemática e os grupos étnicos da cidade para falar sobre história e geografia.

 

2 – Inclua uma meta. O que os alunos vão receber ao final daquela matéria? A resposta “passar de ano” não vale muito. Procure dar-lhes motivos práticos. Português, por exemplo, é uma das coisas mais úteis para uma banda de garagem fazer letras decentes. Matemática e física os ajudam a organizar melhor o dia-a-dia e a ganhar tempo.

 

3 – Participar não é brigar nem concordar. Mostre a eles, desde cedo, que podem ter opiniões diferentes entre si (e até divergir do professor) e se expressar sem cair nos ataques pessoais e brigas. Isso vai estimular o debate uma vez que alguns alunos pensam que devem engolir tudo o que o professor diz. Com isso, preferem não dizer o que pensam (pois estão pensando “errado”), e não participam. Estimule o debate civilizado.

53 respostas para “3 dicas para uma classe mais participativa”.

  1. Avatar de reginaldo barros
    reginaldo barros

    gostaria de receber por e-mail, mais dinamicas para melhorar a minha aula da EBD.
    desde já agradeço e que Deus continue abençoando todos voces.
    prof. Reginaldo Barros

    1. gostaria de receber mais dinamicas para me ajudar na escola biblica sou professora de pre adolescentes e adolescente encontro muita dificuldades, pois meus alunos ,saõ filhos de pais e mães naõ evangelicos.

    2. Eu também gostaria de receber mas dinâmicas para otimizar as aulas na EBD e na escola onde leciono. Obrigada.

    3. gostaria de tambem receber dicas importante para melhorar minha clase pois meus alunos estão muitos queto

  2. gostaria de receber por e-mail, mais dinamicas para melhorar a minha aula da EBD.
    desde já agradeço e que Deus continue abençoando todos voces

    Prof. Luciana

  3. gostaria de receber por e-mail, mais dinamicas para melhorar a minha aula da EBD.
    desde já agradeço e que Deus continue abençoando todos voces

    Prof. Luciana

  4. Gostaria de receber por e-mail,dinâmicas para melhorar a E.B.D, trabalho com adolescentes e joves.Desde já agradeço a todos vocês que fazem parte desta equipe tão maravilhosa e que Deus abençoe!

  5. Sou professora da EBD, leciono para jovens, gostaria de receber sugestões dinâmicas para trab. com meus alunos. Desde já agradeço pela atenção e a paz do Senhor Jesus!

  6. olá eu gostaria de aprender com vcs mais técnicas para aplicar na minha e.b.d, também me seria interessante se vcs oferecerem curso para professores da e.b.d, tudo que vcs poderem me conceder, será de muita valia conte com minhas orações

  7. OLÁ AMADOS IRMÃOS.

    A PAZ DO SENHOR JESUS.
    SE POSSIVÉL GOSTARIA DE RECEBER,POR E-MAIL,

    SUGESTÕES DE DINÃMICAS PARA, PARA MELHORAR O ESTUDOS NA EBD.E INCENTIVAR AS IRMÃS ,A PARTICIPAREM E APRENDER MAIS DAS LIÇÕES ENSINADAS.

    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    DEUS ABENÇÕE GRANDEMENTE A VIDA DE TODOS VCS,EM NOME DE JESUS.

  8. Sou professora da EBD, leciono para jovens e adultos, gostaria de receber sugestões e dinâmicas para trabalhar, incentivando a participação de todos. Desde já agradeço pela atenção e a Paz do Senhor Jesus!

    1. Avatar de Regiane Rodrigues
      Regiane Rodrigues

      Paz do Senhor,gostaria de receber algum material sobre dinâmica e algo relacionado a ebd adulto pois sou nova como professora,desde já agradeço e que Deus abençõe.

  9. Avatar de LUCIANA C BRASIL
    LUCIANA C BRASIL

    Gostaria de receber sugestões e dinâmicas para lencionar na classe de jovens. Meus alunos tem idade várias entre 18 a 40 anos, alguns são solteiros e outros casados. Conto com vocês. Deus abençõe.

  10. Gostaria de tambem receber por e-mail dinamicas para enriquecimento de nossas aulas de EBD.
    Um Abraço
    Que Deus contine abençoando

  11. A paz do Senhor amados, Sou professora da EBD e gostaria de receber dinâmicas por e-mail para ensinar meus alunos. Atenciosamente Ibla.

  12. Avatar de Francisca Rodrigues
    Francisca Rodrigues

    Paz en Cristo,

    Gostaria de receber tb dinâmicas por e-mail, para melhor dinamizar minhas aulas.
    Desde já agradeço a gentileza e rogo ao Senhor, bênçãos dos céus para esse maravilhoso trabalho e contribuição.
    Francisca
    sabishifly@hotmail.com

  13. Shalom,

    sou suprintendente e professor da E.B.D, gostaria de rebeber por e-mail dicas para melhorar as aulas e a E.B.D….que Deus abençõe em nome de Jesus.
    edu-guaxupé-mg….Assembléia de Deus SB

  14. Gostaria de receber tb dinâmicas por e-mail, para melhor dinamizar minhas aulas.
    Desde já agradeço a gentileza e desejo a todos muita prósperidade e muito amor, que o Senhor abençõe a todos.

  15. Avatar de marciria rangel
    marciria rangel

    a paz do Senhor Jesus esteja com vosco !!!!!!

    preciso de ajuda pra melhor desenvolver meu trabalho na obra de Deus na EBD.
    Por isso peço-vos que colaborem comigo nessa jornada. Amém.

  16. Avatar de marciria rangel
    marciria rangel

    enviando algumas dicas de dinamismo na classe da ebd de adultos

  17. A PAZ DO SENHOR…..sou grata a DEUS por eu ter descoberto este site abençoado.preciso muito da ajuda dos irmâos ,sou professora das irmâs casadas precisamos que as irmâs mais jovens participem da e.b.d.nos ajudem com dicas, dinamicas,brincadeiras,… que possam despertar o interessede todas. que DEUS os abençoe.

  18. Sou professora da EBD, leciono para jovens, gostaria de receber sugestões dinâmicas para trab. com meus alunos. Desde já agradeço pela atenção e a paz do Senhor Jesus!

  19. Sou professora da EBD, leciono para jovens, gostaria de receber sugestões dinâmicas para trab. com meus alunos. Desde já agradeço pela atenção e a paz do Senhor Jesus

  20. Sou professora da EBD para jovens e gostaria de receber sugestões dinâmicas para trabalhar com meus alunos. Agradeço pela atenção e a paz do Senhor Jesus

  21. Sou professor da EBD para jovens, gostaria de receber sugestões dinâmicas para trab. com meus alunos. Agradeço pela atenção e a paz do Senhor Jesus

  22. Avatar de Zahilla Priscila de O. Rufino
    Zahilla Priscila de O. Rufino

    Olá gostaria que me ajudassem enviando alguns jograis para grupo de senhoras.

  23. Gostaria de receber por e-mail, mais dinamicas para melhorar a minha aula da EBD.
    Desde já agradeço e que Deus os abençoe grandemente.

    Prof. Priscila

  24. Avatar de Ivson Rodrigues
    Ivson Rodrigues

    Graça e Paz a todos !

    Gostaria de receber por e-mail dinamicas uma boa forma de dar aulas para os jovens sou professor da EBD e ostaria de melhorar este relacionamento com meus alunos.

  25. Avatar de MARLUCIA CIRILO
    MARLUCIA CIRILO

    A GRAÇA E A PAZ DO SENHOR JESUS

    Amados preciso de dinâmicas a serem utilizadas na classe de Mulheres da EBD, aguardo e fiquem na paz do Senhor.
    Deixo para meditação dos amados irmaos
    Salmos 100.
    abração!!

  26. gostaria de receber sugestões de dinâmicas para minha classe de jovens na EDB.
    Deus abençoe grandemente

  27. gostaria de receber por e-mail, sugestões de dinâmicas para classe de jovens que dou aula na igreja.

  28. gostaria de receber por e-mail, sugestões de dinâmicas para classe de jovens que dou aula na igreja

  29. a paz do senhor,eu gostaria de receber por email dicas sobre teatro ou jogral curto e simples para o aniversario da igreja que sera daqui 20 dias.Tenho uma turma de juniores entre 9 e 10 anos ao total 6 criancas.

    aguardo obrigada
    Fernanda
    nandaludani@hotmail.com

  30. A graça e a paz de CRISTO JESUS

    Gostaria de receber dinamicas para serem aplicadas na sala de aula de senhoras.
    Agradeço-lhes e deixo para sua meditação ROMANOS CAP.8.
    ABRAÇO FRATERNAL

  31. olá gostaria de receber dinamicas para a ebd adultos para um estudo mais descontraido
    obrigado

  32. Avatar de JOCELI DE DE CARVALHO  ALVES FERREIRA
    JOCELI DE DE CARVALHO ALVES FERREIRA

    GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES PARA TERUMA AULA MAIS PARTICIPATIVA

  33. Sou coordenador e professor da EBD e queria saber
    mais um pouco sobre dinâmica na EBD e eomo fazer com que os alunos participem, por favor enviar através do Meu E-mail.obg.
    Que Deus possa abençoá-lo todos os dias.
    A paz do Senhor.

  34. Avatar de Edith Rodrigues
    Edith Rodrigues

    bom dia pessoal!!! vi q tem muita gente querendo dicas sobre dinamicas… pra mim num ia ser diferente!!!… podem me ajudar tbm??

    s2edith@hotmail.com

    obrigada!

  35. SOLICITO DINAMICAS PARA LIDAR COM JOVENS NA EBD, DESDE JÁ AGRADEÇO E QUE DEUS OS ABENÇOE.

  36. a paz queria receber por email dinamicas pois dou aula para adolescentes de 15 a 17,desde já agradeço e peço que me atendem pois já pedi ajuda a vários e até agora nenhum deles me solicitaram.que DEUS os abençõe.

  37. a paz queria receber por email dinamicas pois leciono para jovens e adolescentes a paz

  38. EU QUERIA RECEBE EMAIL SOBRE A LIÇA DE JUNIORES E DINAMICAS

  39. Sou professora da EBD, leciono para jovens, gostaria de receber sugestões dinâmicas para trab. com meus alunos. Desde já agradeço pela atenção e a paz do Senhor Jesus

  40. Avatar de vivian regina
    vivian regina

    a paz… queria receber por e-mail seus comentarios, eles foram muito uteis em nossa turma da EBD.somos superindente e estamos tendendo fazer com que o quadro de EBD vem mudar… que o Senhor continue lhe abençoando abundantemente…

  41. Gostaria se participar destes assuntos da ebd . será quw posso fazer isso por celular?

  42. Gostaria de receber tb dinâmicas por e-mail, para melhor dinamizar minhas aulas. Minha classe é só de mulheres casadas
    Desde já agradeço a gentileza e desejo a todos muita prósperidade e muito amor, que o Senhor abençõe a todos

  43. Queria receber por email dinamicas para aprimorar meus conhecimentos, já agradeço .que Deus os abençõe.

  44. oi , sou professora da EBD e gostaria de dinamicas de grupos para crianças de 8 a 11 anos!!!
    Desde já agradeço!!!!!

  45. Avatar de jose carlos brito erreira
    jose carlos brito erreira

    boa tarde!!!
    gostaria de recber mais inormaçoes para melhorar a didatica com meus alunos juvenis,utilizo as revistas da cpad, se possivel alguns subsidios.

    obrigado

    Jose carlos ferreira
    rj

  46. Avatar de Lúcia Pereira da Silva Lopes
    Lúcia Pereira da Silva Lopes

    Gostaria de receber dicas sobre EBD por email

  47. Avatar de maria caroline
    maria caroline

    eu queria saber como fazer que os alunos participem da EBD. Sou professora de adolescentes…………….

  48. Gostaria de receber por email dinamicas para minha classe de jovens da EBD. agdradeço apaz do senhor.

  49. Avatar de Lourenço Furtado Amaral
    Lourenço Furtado Amaral

    Gostei muito das informações, gostaria de receber também estas dinamicas para me ajudarem na EBD

Deixe um comentário

Tendência