7 Dicas para dar aulas melhores

por Júlio Clebsch

 

1 – Incite, não informe
Uma boa aula não termina em silêncio, ou com os alunos olhando para o relógio. Ela termina com ação concreta. Antes de preparar cada aula, pergunte-se o que você quer que seus alunos aprendam e façam e como você os convence disso?
Olhe em volta, descubra o que pessoas, nas mais diferentes profissões, fazem para conseguir a atenção dos outros. Por exemplo, ao fazer um resumo de uma matéria, não coloque um “título”; imagine-se um repórter e coloque uma manchete. Como aquela matéria seria colocada em um jornal ou revista? Use o espírito das manchetes, não seja literal, nem tente ser um professor do tipo:
Folha: Números Primos encontrados no congresso. 68% dos outros algarismos são contra.
IstoÉ: Denúncia: A conta secreta de Maurício de Nassau. Fernando Henrique poderia estar envolvido, se já fosse nascido.
Zero Hora: O Mar Morto não fica no Rio Grande do Sul. Apesar disso, você precisa conhecê-lo.
Caras: Ferro diz que relacionamento com oxigênio está corroído: “Gás Nobre coisa nenhuma”.

 

2 – Conheça o ambiente
Você nunca vai conseguir a atenção de uma sala sem a conhecer. Onde moram os alunos e como eles vivem – quem vem de um bairro humilde de periferia não tem nada a ver com um morador de condomínio fechado, apesar de, geograficamente, serem vizinhos. Quais informações eles tiveram em classes anteriores, quais seus interesses. Mesmo nas primeiras séries cada pessoa tem suas preferências e o grupo assume determinada personalidade.

 

3 – No final das contas (e no começo também)
As partes mais importantes de uma aula são os primeiros 30 e os últimos 15 segundos. Todo o resto, infelizmente, pode ser esquecido se você cometer um erro nesses momentos.
Os primeiros 30 segundos (principalmente das primeiras aulas do ano ou semestre) são um festival de conceituação e de cálculo dos discentes. Mesmo inconscientemente, eles respondem às seguintes questões:
– Quem é esse professor? Qual seu estilo?
– O que posso esperar dessa aula hoje e durante todo o ano?
– Quanto da minha atenção eu vou dedicar?
E isso, muitas vezes, sem que você tenha aberto a boca.

 

4 – Simplifique
Você certamente já presenciou esse fenômeno em algumas palestras: elas acabam meia hora antes do final. Ou seja, o apresentador fala o que tinha que falar, e passa o resto do tempo enrolando. Ou então, pior, gasta metade da apresentação com piadas, truques de mágica, histórias pessoais que levam às lágrimas, “compre meu livro” e aparentados, e o assunto, em si, é só apresentado no final – se isso.
Por isso, uma das regras de ouro de uma boa aula é – simplifique, tanto na linguagem como na escrita. Caso real: reunião de condomínio na praia, uma senhora reclamava que sua TV não funcionava direito.
Explicaram-lhe que era necessário sintonizar em UHF. Ela então perguntou para quê a diferença entre UHF e VHF. Um vizinho prestativo passou a discorrer sobre diferenças na recepção, como uma transmissão poderia interferir na outra, nas características geográficas… Ela continuava com aquela cara de quem não entendia nada. Até que um garoto resumiu a questão em cinco letras:
“AM e FM.”
“Ahhh, entendi.”
Escrever e falar da maneira mais simples possível não significa suavizar a matéria ou deixar de mencionar conceitos potencialmente “espinhosos”. Use e abuse de exemplos e analogias. Divida a informação em blocos curtos, para que seja melhor assimilada.

 

5 – Ponha emoção
Certo, você tem PhD naquela área, pesquisou o assunto por meses a fio, foi convidado para dar aulas em faculdades européias. Mesmo assim, seus alunos podem não prestar atenção em você. Segundo estudos, o impacto de uma aula é feito de:
– 55% estímulos visuais – como você se apresenta, anda e gesticula;
– 38% estímulos vocais – como você fala, sua entonação e timbre;
– e apenas 7% de conteúdo verbal – o assunto sobre o qual você fala.
Apoiar-se somente na matéria é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará prestando atenção em outra coisa. Treine seus gestos, conte histórias, movimente-se com naturalidade. Passe sua mensagem de forma intererssante.
Para o bem e para o mal, você dá aula para a geração videoclipe. Pessoas que foram criadas em frente aos mais criativos comerciais, em que videogames mostram realidades fantásticas. Entretanto, a tecnologia deve ser encarada como aliada, e não inimiga – apresentações multimídia, aparelhos de som, videocassetes – tudo isso pode ser usado como apoio à sua aula.

 

6 – A pedra no sapato
Pode ser a bagunça da turma do fundão. No ensino médio e superior, pode ser aquele aluno que duvida de tudo o que você diz pelo simples prazer de duvidar. Ou pode até ser um livro esquecido, ou computador que resolve não funcionar.
De qualquer maneira, grande parte do sucesso de sua aula depende de como você lida com esses inesperados. Responda a uma pergunta de maneira rude ou desinteressada, e você perderá qualquer simpatia que a classe poderia ter por você. Seja educado e solícito – a pior coisa que pode acontecer a um professor é perder a calma.
A razão é cultural e muito simples: tendemos sempre a torcer pelo mais fraco. Neste caso, seu aluno. A classe inteira tomará partido dele, não importa quem tenha a razão.
Se um discípulo fizer um comentário rude, repita o que ele disse e fique em silêncio por alguns instantes – são grandes as chances de ele se arrepender e pedir desculpas. Se for preciso, diga algo como “Estou pensando no que você disse. Podemos falar sobre isso após a aula?” Outra forma de se lidar com a situação é responder a questão na hora, ponderadamente – e para toda a classe, não apenas para quem perguntou. Termine sua exposição fazendo contato visual com outro aluno qualquer, por duas razões – a expressão dele vai lhe dizer o que a turma inteira achou do que você disse, ao mesmo tempo que desistimula outras participações inoportunas do aluno que o interrogou.
Não transforme sua aula em um debate entre você e um aluno – há pelo menos mais 20 e tantas pessoas presentes que merecem sua atenção.

 

7 – Pratique
Sua aula, como qualquer outra ação, melhora com o treino. Muitos professores se inteiram da matéria, e só treinam a aula uma vez – exatamente quando ela é dada, na frente dos alunos. Não é de se admirar que aconteçam tantos problemas com o ritmo – alguns tópicos são apresentados de maneira arrastada, outras vezes o professor termina o que tem a dizer 20 minutos antes do final da aula. Sem falar nos finais de semestre em que se “corre” com a matéria.

Só há uma maneira de evitar tais desastres. Treine antes. Dê uma aula em casa para seu cônjuge/filhos ou, na falta desses, para o espelho. Não use animais de estimação, são péssimos alunos – seu cachorro gosta de tudo o que você faz e os gatos têm suas próprias prioridades, indecifráveis para as outras espécies. E o que se busca com o treino é,principalmente, uma crítica construtiva.

 

Profissao mestre

About these ads

Sobre Editor
Valmir Nascimento Milomem, Graduado e pós-graduado em Direito. Colunista do CPADNews.com.br

92 Responses to 7 Dicas para dar aulas melhores

  1. Paulo Silva disse:

    Parabéns pela dica.
    Gostei muito!!
    Obrigado

    • Vandiléa Bonifácio Rodrigues disse:

      Eu gostei muito, das dicas e com serteza vai fazer muita diferença nas minhas aulas.Deus continue abençoando sua vida,e derramando sabedoria sobre o seu ministério.

    • sheila disse:

      gostei muito a dorei e bom para nos professores que precisamos a prender a cada dia mais pra poder nos encinarmos cada vez mais aonde a criança deve andar

      • Thiago zibordi disse:

        ahan…mas se poder aprender um pouquinho de ortografia básica é bom também, viu. “adorei (letra A junto); para podermos; enSinar…

      • cola disse:

        como é que é professora? EnCinarmos, nao seria ensinarmos.

      • luiza disse:

        o povo tem problema no uso do S ou C….

      • ISAQUE PEREIRA DOS SANTOS disse:

        Que é isso gente!!!!! Antes de escrever algo, certifiquem-se se realmente está correto. Que absurdo, como as pessoas não sabem escrever… que português é esse????. Uma escreve certeza com S, a outra ensinarmos com C. Que horror, o que será do futuro se os alunos caírem nas mãos dessas topeiras..

      • Joaaao disse:

        Aff isso porque ainda temos o corretor ortográfico….

    • Edivan disse:

      Obrigado pelas dicas, ela são otimas

  2. Evandro jose da silva disse:

    espero que me mande assuntos biblicos porque isto é muito importante para mim espero mesmo os assuntos biblicos thal obrigado

  3. Evandro jose da silva disse:

    oi gostei muito e eu espero que mande assuntos biblicos pelo o meu email por que é muito impornyante para mim

  4. josafa disse:

    oi gostei muito das dicas,pois sou novo em escola dominical e ja sou professor e fico assim meio perdido as vezes,espero que vc de mais dicas pois esta foi uma bencao para mim.

  5. girleide disse:

    oi, gostei muito, só gostaria que enviasse para meu endereço alguns dinamicas para grupos.
    abraço.

    obrigada

    • maycon disse:

      A paz de Cristo Girleid,sou professor da EBD para jovens.Tenho para vc uma boa dinâmica para vc,sobre avivamento.pegue um globo terrestre feito com isopor, faça uma cruz com 2 palitos de picolé.cole nos palitos pólvora ou cabeça de palitos de fósforros.prenda a cruz no globo e ascenda a cruz.Diga a seus alunos que um genuino avivamento so pode acontecer se haver a mensagem da cruz sendo pregada.Espero ter ajudado.maycon.

      • ISAQUE PEREIRA DOS SANTOS disse:

        Nooossa…outro professor…. Pelo amor de Deusssss…. escreve-se acenda e não ascenda… outra coisa: escreve-se fósforo e mais: só pode acontecer se HOUVER a mensagem da cruz…. viu professor da EBD. valeu a dica?????

  6. jasiel disse:

    Dicas exelentes!!!!!!!

    parabens, por tão boa iniciativa de informação , Ajuda bastante segui-la.

    abraço

    jasiel

  7. silvio braz disse:

    boa tarde Irmão Julio …Deus te abençoe pelas dicas , sempre é muito bom participarmos experiências e nos tornarmos cada vez mais organizados e sujeitos as transformações e renovo do Espirito Santo em nossas vidas…comecei a dar aula com Lap top e estou fazendo no power point tópicos em blocos para as discussoes entre os alunos…estamos aprendendo..a Paz do Rei Jesus em teu coração!!!

  8. Roberto Luiz disse:

    Oi gostei muito da suas dicas, por favor você tem como me mandar agumas dinamicas de grupo? te agradeço.

  9. webmaster disse:

    Roberto, sobre as dinâmicas, dê uma olhada na nossa seçao de apostilas.

  10. JOEL DA SILVA GALVAO disse:

    Parabéns pelas dicas, com certeza serão de grande valia para o prof que verdadeiramente tem interesse em dar boas aulas. Muito obrigado.
    Um abraço.
    Joel

  11. Parabens,
    continue nos ajudando ,pois nao queremos meritos
    e sim transformar vidas
    k deus os abencoe
    sds,Joel T.A.

  12. Marlene disse:

    Obrigadão pelas dicas,estava preocupada sobre a melhor forma de dar aulas,e felizmente entrei e consegui ter uma boa e melhor condição para preparar a aula que hoje tenho que dar aulas, obrigada
    Marlene

  13. Cleber disse:

    Irmao Julio fico muito feliz pelas suas dicas pois sei que servem para meu crescimento como professor, e parabens aos organizadores do site pois todos comentarios aqui esbocados prestam uma grande contribuicao ao aprimoramento da EBD.

  14. Rogério Barbosa disse:

    Obrigado pelas dicas!Que o Senhor nosso Deus continue abençoando!!

  15. paulo disse:

    oi gostei éra isso q eu precisava comecei a dar aulas a pouco tempo sinto q tenho muito q aprender aínda!!!!!!! me mandem mais no meu e-mail

  16. cleide Gomes disse:

    ola … a paz do Senhor

    acabei de descobrir o site e estou muito feliz com o conteudo…sei que vou aprender muito….gostaria que me enviasse ideias para um projeto de 3ª idade que estamos querendo elaborar e implantar bem como alguma dinamicas de grupos para idade criança, adolescente e adulta…vale tambem me dar a dica de algum livro para que eu possa comprar….fica com Deus…
    Cleide

  17. Alécio Carlos Martins disse:

    Muito boa as dicas!

  18. sou formado recentemente em administração pública, e fui convidado para dar aula em um curso de administração, estou com medo! não sei por onde começar. preciso de ajuda.

  19. QUEIROZ disse:

    PARABENS BOAS DICAS TENHO REPARADO QUE AS EBD ESTÃO ENFRAQUECENDO TALVES SEJA UM POUCO DE CULPA DE NOS LIDERES TEMOS QUE TER CUIDADO PARA NÃO CAIR NO COMODISMO RELIGIOSO. OBRIGADO E SE POSSIVEL ME ENVIE ESTUDOS E DINAMICAS PARA ADOLESCENTES DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS AMEM

  20. andre luiz disse:

    nossa gostei muito tambem sou novo na escola Dominical tenho apenas um ano que me converti mas ja estou lecionando
    gostaria que se possivel me enviasse em e-mal algumas dinamicas de grupo para jovens pra encrementar as aulas
    obrigado
    a paz do Senhor

  21. Adorei mas se possível gostaria que me enviasse alguma dinâmicas em grupo para a classe pré adolescente cujo título é O PLANO DA SALVAÇÃO.

    Obrigado , desde já

  22. Fátima Pinheiro Baía disse:

    Nunca ministrei aula na minha vida e não tenho nem noção de como preparar uma aula.

  23. Luiz disse:

    Muito boas dicas, que servem de grande valia para todos, não só os que começaram a dar aulas na EBD recentemente, mas também para aqueles que dão aula já há bastante tempo. Creio que aprendi um pouco mais como dar aulas na EBD.
    O que vou dizer não é uma crítica, mas uma observação.
    As dicas são 7, porém na hora de construir o blog, esqueceram de contar o número 6, pulando assim do 5 para o 7 e consequentemente acrescentando de forma não equivocada a dica de número 8.
    Que Deus em Cristo continue abençoando a todos poderosamente.

  24. Rosenete Zacharias disse:

    Irmão julio, a paz do senhor Jesus!

    há aproximadamente 5 meses estou lecionando para classe de adultos em minha congregação atual. Na igreja em que congregava anteriormente lecionei para crianças onde a dinâmica é totalmente diferente.
    Tenho algumas dificuldades por ter uma classe 80% mais idosa do que eu e com muito conhecimento bíblico. Não tenho muitos recursos visuais ou virtuais para lecionar na prática (powerpoint; laptopes, etc). Preciso de algumas dicas práticas para que eu me sinta mais segura ao ministrar as aulas. Pode me ajudar?

  25. Jurandir Alves Nicácio disse:

    A Escola Bíblica Dominical é, sem sombra de dúvidas, o melhor instrumento de evangelização no tempo em que vivemos. Ela pode promover o ensino interativo, seguro e sustentável, mormente no resgate do autêntico caráter cristão. Lamentavelmente a maioria das igrejas dos nossos dias pregam um evangelho sem propósito, descompromissado da verdadeira orientação de Deus exarana no relato sagrado.
    As lições atuais têm chamado atenção para o aspecto do caráter e por conseguinte da moral. Mas falta investir, mais efetivamente, na preparação do professores que em geral são pessoas simples e, principalmente, vencer os paradigmas da clausura física e intelectual.

  26. OLHA GOSTEI MUITO CONTINUEM ASSIM É UMA BENÇÃO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS…..

  27. Edson dos Santos Lima disse:

    Sou um profissional liberal e estou reiniciando os bons momentos em dar aula.
    Brilhantes dicas e parabéns a todos que contribuiram para este trabalho.

    Sucesso a todos

    Abraços,

    Edson

  28. Samuel disse:

    E as bençãos do senhor seja sobre tua vida
    … recalcada sacudida e transbordante

    Graça e Paz seja sobre tua vida, Amem.

  29. Granato disse:

    Olá
    Gostei da dica, só queria acrescentar que toda aula deve ser meditada antes e que vale uma dica na seguinte questão: pergunte a si mesmo tópico a topico, o que pode ser perguntado aqui?, ao responder tudo você estará apto a dar sua aula.

    sds

    Granato

  30. Granato disse:

    Olá
    Pessoal
    A Paz do Senhor,
    Favoe me enviar algumas curiosidades, literaturas a respeito da Escola Dominical,sou professor e gostaria de compartilhar tambem Ok…
    Jose.granato@embraer.com.br.

    sds
    Granato

  31. Matildes da Costa Moraes disse:

    Gostei muito das dicas, são maravilhosas. Trabalho com crianças na minha Igreja, formamos um grupo de professoras que cantam, fazem coreografias, enfim, animamos as festas e na maioria das vezes sou convidada para contar a hitória.Desejo muito receber mais informações sobre contação de histórias para crianças. Obrigada pela atenção. Deus abençoe a todos. meu email tilde.4@hotmail.com

  32. Fabiana disse:

    São dicas muito úteis mesmo. Apartir deste momento serei uma leitor presente do seu site.

  33. Paulo (Cacoal) disse:

    A Paz do Senhor, meu irmão suas dicas são uma benção, espero que não se engrandeça “toda honra e toda glória pertencem ao Senhor”. Mas meu amado me mantenha informado com seus comentarios através do meu i-mail. Felicidades e que o Senhor te abençoe a cada dia.

  34. Thiciane disse:

    Ótimo! Excelente!
    Você escreveu tudo o que eu tenho vontade dizer nas reuniões da EBD de minha igreja e não consigo encontrar as palavras certas.
    Que Deus continue te suando como fonte de sabedoria!
    Fique com Deus!

  35. Salete Rodrigues disse:

    Gostei das dicas, de como ser bom professor. Gostaria de receber dinámicas, para melhor ainda mais minhas aulas na EBD.
    Um abraço! A paz de cristo para você.

  36. paulo campos disse:

    muito obrigados por essas dicas agora tchau tenho que dar aula de matematica agora

  37. vanessa disse:

    Ótimas dicas, com certeza seremos melhores professores a partir do momento em que comessar-mos a despertar em nós, o sentimento de que sempre poderemos melhorar,e quando temos dicas tão legai como essas com certeza conseguiremos.

  38. willian disse:

    Graça e paz!
    Achei as dicas maravilhosas,já lecionei na ebd da congregação local onde cooperava anteriormente…confesso ter saudades daqueles tempos…as dicas dadas são de grande utilidade…o povo de Deus agradece.Fiquem na paz do senhor Jesus!Um forte abraço a todos.

  39. Cleiton disse:

    As dicas são ótimas, principalmente quanto as estatísticas. Através da visão conseguiremos ter mais a atenção dos alunos.
    Aguardo mais dicas meu e-mail cleitonvedelago@hotmail.com

    DEUS ABENÇOE A TODOS ” MARANATA”

  40. Cristiane disse:

    Sou professora da EBD em minha igreja e gostei muito das dicas. Tentarei segui-las para melhorar as minhas aulas e prender mais a atenção das alunas.

    Obrigada.

    Deus o abençõe grandemente.

    Cristiane Gomes

  41. Jacilda disse:

    Muito apreciei essa materia, pois, como profesores da EBD, precisamos nos preocupar como a nosa aula é absorvida pelo aluno. Precisamos saber como fazer para que a aula fique gravada na mente do aluno para que ele possa aplica-la do dia-a-dia. Que Deus abencôe cada vez mais.

  42. jorge luis alves da nóbrega disse:

    obrigado pela ajuda dos amados irmãos em Cristo,o Messias.Sou da Igreja Batista Central em Duique de Caxias-RJ.

    • math disse:

      vai a merda

    • mano disse:

      Patricia Souza da Nobrega
      june joyce luamar
      l5 q43
      a june conta tudo até o numero de telefone eu sei
      a june disse q tu era drogadão

      • Gostaria que a direção do site por favor coibisse ações mal intencionadas do usuário que fez a postagem:2009/05/24 às 9:42 am-com o título:mano,se utilizando dos nomes da minha esposa:Patricia Souza da Nobrega,das minhas filhas(menores de idade):June/Joyce/Luamar—–(l5 q 43)com o seguinte texto:”a june conta tudo até o numero de telefone eu sei.a june disse q tu era drogadão”…

        Agradeço se os amados irmão em Cristo,enviasem para o email:jjor12@yahoo.com.br,o nome deste usuário para que eu possa tomar providencias legais afin de proteger a minha família.Agradeço pela atenção.

        Irmão:Joreg Nóbrega

  43. Muito bom! Que Deus abençoe!

  44. Pingback: links for 2009-08-28 « Minesa IT

  45. NEIDITH disse:

    PAZ DO SENHOR:
    ESTOU PRECISANDO DE UMA DICAS PARA JUNIORES
    PRINCIPALMENTE DINAMICA …
    MANDA PARA O MEU EMAIL OBRIGADO DEUS VÓS ABENÇOA…

  46. Elioenai disse:

    PARABÉNS PELAS DICAS, GOSTEI MUITO. AGORA É SÓ COLOCAR EM PRÁTICA SEGUNDO AS SUAS NECESSIDADES!

  47. Mateus Lima disse:

    Foi uma dica ótima.
    Estou aprendendo a cada vez mais a ensinar os adolescentes daqui da igreja!!!

  48. Adeane Miranda Leite disse:

    Muito boa sua dica,
    talvez isso faça melhorar minhas aulas dominicais.

  49. Jeanes Miranda Custodio Leite disse:

    Parabéns, assim vou melhorar

  50. Denizia Ribeiro disse:

    Bom já sou professora a uns 5 ou 6 anos mais estou sempre pronta para aprender. As vezes penso que não sei nada ,mais gostei muito das dicas!!!! Que o Senhor continue lhe abençoando lhe dando sabedoria e acrescente cada vez mais no seu ministério.

  51. Henrique disse:

    OBRIGADO, COM SERTEZA VAI ME AJUDAR MUITO.

  52. tais disse:

    oi adorei as dicas de como dar uma boa aula de matematica eu sou farmada em prifessora de matematica =vou dar as minhas aulas e colocar essas dicas empreçionantes na minha aula

  53. marcio jose g. da silva disse:

    sou superintendente da ebd da minha igreja e gostaria de receber por e-mail dicas que me ajudem a atrair o maior números de pessoas possíveis para ebd.

  54. Kelly Carvalho disse:

    Parabéns!
    Suas dicas são muito interessantes, principalmente para professores como eu que possuem, sem nenhuma grande pretensão, fazer de si, seu principal recurso didático.
    Muito Bom

  55. Adriana Mariano disse:

    Prezado doutor!!
    Suas dicas são exclarecedoras e práticas.

    Gostaria de dar palestras de direito, especificamente para associações, escolas ou entidades como a Fundação Leão XIII.
    A idéia é exclarecer a população humilde sobre seus direitos basicos como: direito do consumidor, do trabalho, previdenciário e outros que fosse solicitado.
    Ficaria muito feliz se você me mandar algumas dicas e quem sabe conselhos sobre suas experiências neste ramo.

    Desde já agradeço,
    Ass: Adriana Mariano.

  56. Adriana disse:

    Muito legal, sou professora de inglês e realmente essas dicas são reais em sala.

  57. Gerliane disse:

    as dicas ajudam muito principalmente para quem ainda está no início do curso (licencitura) , e é o que realmente acontece em sala de aula.
    parabéns

  58. Luis Alberto Castro disse:

    Da onde ele copiou, já vi estas inforamções em outros link.

  59. Zedequias souza belfort disse:

    Gostei muito da ideia

  60. Clevris disse:

    Ótimas dicas pra uma boa aula…. Não é fácil dominar a arte de ensinar e prender a atenção dos alunos…

    Tem um site que pode ajudar bastante o professor… é o http://www.auladeque.com.br. Lá ele pode divulgar sua aula sem pagar nada, é mto bacana!

    Fica a dica, abraço!!

  61. mirian disse:

    Além de seguir essas dicas, muito boas por sinal, é preciso que os professores leiam e estudem mais, pois escrever e falar corretamente faz muita diferença.

  62. diogo galvao de almeida disse:

    sempre estou investindo na aprendizagem para conhecer meu potencial dado pela misericordia de Deus. E cada vez sou surpreendido,isto é muito bom.o bom professor é aquele que deseja e conseguedeixar seu aluno melhor do que ele

  63. Rodrigo Beleza disse:

    meu irmão esse site é muito legal…gostei de mais destas 7 dicas
    que o Senhor Deus continue te usando mais e mais…a paz

  64. vilasio disse:

    Muito bom o conteudo, vai servir muito pois estou começando a dar aulas

  65. Lindeilson disse:

    A paz, que coisa incrível, graças a Deus pela sua vida, eu recomendo essas dicas.um abraço.

  66. Nossa como o povo dá importância pra ortografia, não que não seja importante, mais o foco aqui é como ensinar a Palavra , como transmiti-LA, mais obrigado pelas dicas foram muito boas.

  67. luciana caroline resende de sales disse:

    gostei muito da ideia,eu trabalho com crianças da minha igreja.
    é muito importante ensinar as crianças.eu amo muito isso

  68. Karina Escorcio. disse:

    Obrigada pelas dicas, certamente irão me ajudar a fazer o melhor pelos meus alunos, para que através de mim suas vidas sejam edificadas.

  69. flavia maciel disse:

    Adorei as dicas, inclusive usei de suas palavras entre ” “, é claro, para iniciar minha primeira aula, daqui a alguns meses! Muitíssimo agradecida pelas sugestões, com certeza irei aproveitá-las da melhor maneira possível.

  70. Milton disse:

    Estremamente grato estou eu pelo conteúdo publicado neste site, defacto foi muito proveitoso para mim…

  71. Dalvani Reis disse:

    A maioria dos participantes ignoraram a matéria ,ficando apenas criticando um pequeno erro ortográfico. Quem nunca errou que atire a primeira pedra.

  72. Ester gomes disse:

    Obrigado! pelas dicas muito boas Deus abençoe.

  73. Pingback: 7 Dicas para dar aulas melhores | EBD Interativa

  74. Pingback: EBD Interativa » Blog Archive » 7 Dicas para dar aulas melhores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: