A infância de Jesus – 6

A INFÂNCIA DE JESUS

Pr. Edevir Peron

http://www.adcorreiapinto.com.br/escola/escola4.php

                                                      27 de janeiro de 2008.

 INTRODUÇÃO

Ao tratar do assunto a respeito da infância de Jesus, reconhecemos ser um assunto escasso de informações. Porem importante, porque faz parte do estudo da Cristologia. E ainda que resumidamente, mas faz parte das Escrituras Sagradas. E assim sendo precisamos estudar a respeito, não indo alem do que nos fornecem as escrituras.

 

I. A INFANCIA DE JESUS

E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de deus estava sobre ele Lc 2.40.

Jesus teve um desenvolvimento físico normal como qualquer outra criança. Ele foi gerado por obra do Espírito Santo Lc 1.35. Mas esteve no ventre de Maria o mesmo tempo que qualquer outra criança estaria Mt 1.25; Lc 2.6.

Maria deu a luz em um parto normal Lc 2.7.

A criança foi vestida com o que Maria tinha em mãos Lc 2.7.

Foi preciso fugir do perigo com ele Lc 12.13-15.

José e Maria tinham preocupação com ele como qualquer outro pai Lc 2.48.

Jesus cresceu como qualquer outra criança Lc 2.40,52.

Nasceu sob a lei Lc 2.23; Gl 4.4.

Cumpriu a lei Mt 5.17.

Foi circuncidado ao oitavo dia Lc 2.21.

Apresentado no templo por Simeão Lc 2.22-35.

Seus pais o levavam a Jerusalém todos os anos para participarem da festa da páscoa Lc 2.41.

Na décima segunda vez que eles vão a Jerusalém para participarem da festa Jesus fica no templo conversando com os doutores Lc 2.42-49. Da idade de doze anos Lc 2.24, até os trinta anos Lc 2.23, não encontramos nenhum registro nas escrituras a respeito de Jesus. Acreditamos que ele trabalhou com seu pai na carpintaria Mt 13.55; Mc 6.3.

 

II. O MENINO JESUS ENTRE OS DOUTORES

Neste único registro das escrituras Lc 2.24, sobre Jesus com a idade de 12 anos, há pontos importantes a observar. Um israelita com 12 anos era considerado uma criança, e não era comum um doutor da lei falar ou ensinar uma criança, esses aprendiam em casa Dt 6 xx. Se os doutores conversaram com Jesus todos aqueles dias, é porque observaram algo incomum naquele menino. E se eles tivessem feito um busca desde o nascimento dele teriam descoberto que ele era o Messias prometido a Israel, em quem eles tanto esperavam. 

Os doutores da lei eram homens abalizados nas leis do Antigo Testamento, e a maioria deles decoravam as escrituras, e para se admirarem as palavras de Jesus, essas deviam ser de uma profundidade sobrenatural.

   

III. O DESPERTAR DA CONCIÊNCIA DIVINA EM JESUS

E Ele lhes disse: porque é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? Lc 2.49.

Com estas palavras Jesus demonstra que esta consciente de sua divindade, e de sua tarefa aqui na terra; “tratar dos negócios de meu Pai”.

Esta pergunta feita por Jesus á seus pais certamente os levou a lembrar da mensagem do anjo, e da concepção milagrosa; pois eles bem conheciam o plano de Deus na vida daquele menino, ainda que não entendesse o que Jesus quis dizer com aquelas palavras Lc 2.50.

É bom lembrar que esta passagem Bíblica não está mostrando Jesus como um menino insubmisso; pois o contexto nos mostra que Jesus lhes era sujeito Lc 2.51. É que Jesus tinha maior obediência ao Pai Eterno Jo 4.34.

 

CONCLUSÃO

Existem muitas outras histórias a respeito de Jesus em sua infância encontradas em livros apócrifos, como: evangelho de Pedro, história de Tomé e de Tiago, e outros. Mas convém ficarmos com o que nos informa a Bíblia Sagrada, que são livros inspirados em quem podemos depositar confiança.

 

Pr. Edevir Peron.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s