Paulo, um missionário zeloso e autêntico – 3

PAULO, UM MISSIONÁRIO AUTÊNTICO E DINÂMICO

Fonte: http://www.radioboasnovas.net

INTRODUÇÃO

Ninguém pode negar que, depois de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo é o personagem mais importante do Novo Testamento. Sua vida, ministério e ensinamentos trouxeram benefícios não só para os seus contemporâneos, mas também, para toda a humanidade. Ele foi “um vaso escolhido” pelo Senhor Jesus (presciência e não predestinação) para levar a mensagem do Evangelho a todos os povos de sua época (At 9.15; Cl 1.23).

I – BIOGRAFIA DO APÓSTOLO PAULO

Não é possivel descrever uma biografia completa da vida do apóstolo Paulo, tendo em vista que, não foi registrado nem o início e nem o fim de sua vida. No entanto, a Bíblia registra muitas informações e episódios que aconteceram na vida desse apóstolo: Vejamos:

  • Ele nasceu em tarso da Cilícia (At 22.3). Possivelmente, por volta do ano três de nossa era;

  • Era filho de judeus, da tribo de Benjamin (Fp 3.5);
  • Seu nome “Paulo” deriva-se do grego e significa “pequeno”. Já o nome “Saulo” deriva-se do hebraico e significa “pedido de Deus”;
  • Sua ocupação: fazedor de tendas (At 18.3);
  • Criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a Lei (At 22.3);
  • Testemunhou o apedrejamento de Estêvão e consentiu na morte dele (At 7.58; 8.1);
  • Era um fariseu zeloso pela lei (Fp 3.5; At 23.6; 26.5);
  • Estava determinado a destruir o cristianismo, perseguindo os cristãos (At 9.1,2; 22.4; I Tm 1.13);
  • Teve um encontro com Cristo no caminho de Damasco (At 9.1-19);
  • Após o encontro com Cristo, ficou três dias sem ver, sem comer e nem beber, em Damasco (At 9.9);
  • Ananias ora por ele, Paulo recupera a vista e é batizado (At 9.18);
  • De perseguidor, torna-se perseguido (At 9.19-26);
  • Foi transformado por Deus em um pregador do evangelho (At 9.20,22);
  • Viajou para Arábia, Damasco, Jerusalém, Síria e Cilícia (Gl 1.17-21);
  • Estabelece-se em Antioquia onde pregou e ensinou (At 11.25,26);
  • É chamado por Deus para a obra missionária (At 13.1-3);
  • Pregou o evangelho nas cidades do império romano, em três viagens missionárias 1ª viagem: por volta de 48-49 d.C. (At 13.1-14.28);
  • 2ª viagem: por volta de 50-53 d.C. (At 15.36-18.22);
  • 3ª viagem: por volta de 54-58 d.C. (At 18.23-20.38);
  • Foi priosioneiro em Jerusalém (At 21.26-36);
  • Viajou para Roma e foi preso ali (At 27.1-28.31);
  • Escreveu, treze Cartas ou Epístolas (Romanos à Filemon);
  • Foi chamado de apóstolo dos gentios (Rm 11.13; I Tm 2.7);
  • Considerava-se o menor dos apóstolos (I Co 15.9);
  • Sua história está registrada em At 7.58-28.31 e ao longo de suas Cartas no N.T.

II – PAULO, UM AUTÊNTICO MISSIONÁRIO

Em suas cartas, Paulo declara que foi chamado pelo Senhor para ser apóstolo, que significa “enviado” (Rm 1.1; I Co 1.1; Gl 1.1; Ef 1.1). Ele recebe o título de apóstolo dos gentios (I Tm 2.7; II Tm 1.11). Isso porque, realizou três grandes viagens missionárias, destacando-se como um missionário transcultural.

1. Paulo não se envergonhava do Evangelho de Cristo (Rm 1.16): Após a sua conversão, Paulo tornou-se um pregador do Evangelho. Seu maior desejo era levar as boas novas de salvação à toda criatura. Por isso, jamais se envergonhou do evangelho. Onde chegava, procurava sempre uma ocasião para falar de Cristo, quer seja nas sinagogas (At 13.5; 14.1), nas casas (At 20.20) e de cidade em cidade (At 14.6,7; 15.35). Nem mesmo a prisão era impedimento para ele pregar o evangelho (Fp 1.12,13; II Tm 2.9).

2. Paulo sentia-se um devedor (Rm 1.14): O desejo de pregar o Evangelho era tão grande na vida do apóstolo Paulo, que ele chegava a ter um sentimento de dívida para com os homens. Ele diz: Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes” (Rm 1.14). Este “sentimento de dívida”, não era restrito apenas aos que estavam perto, mas também, para com aqueles que estavam mais distantes. Por isso, desejava viajar para outras cidades, como expressa o seu desejo de ir até Roma: E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma” (Rm 1.15).

3. Paulo sentia-se na obrigação de pregar o evangelho (I Co 9.16): Para o apóstolo Paulo, pregar o Evangelho, não era uma tarefa qualquer. Era uma obrigação. Por isso, ele diz: Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (I Co 9.16). Duas verdades, o apóstolo nos ensina neste texto:

  1. Que ninguém pode se gloriar por pregar o Evangelho: Pois é nosso dever. É nossa responsabelidade!
  2. Pregar o Evangelho é uma obrigação: A Grande Comissão não é um pedido. É uma ordem! (Mt 28.18-20; Mc 16.15).
  3. Paulo estava disposto a sofrer por amor à Cristo e ao Evangelho: Quando Paulo se despede dos presbíteros em Éfeso, diz: E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (At 20.22-24). Em outra ocasião, em Cesaréia, um profeta por nome Ágabo, tomou a cinta de Paulo, ligando os seus próprios pés e mãos, lhe disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios”. Mas Paulo respondeu: “…eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” (At 21.11-13).

III – PAULO, UM MISSIONÁRIO ZELOSO

A vida do apóstolo Paulo não foi marcada apenas pela evangelização, mas também, pelo seu zelo para com a igreja de Deus. Por isso, ele diz, escrevendo aos coríntios: Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus…” (II Co 11.2a). Este zelo fala do seu cuidado e de sua preocupação para com a noiva de Cristo. Isto pode ser visto em vários aspectos do seu ministério:

1. Na visita aos novos crentes (At 14.21,22; 15.36): Sua preocupação não era apenas evangelizar, mas também, visitar os irmãos pelas cidades onde havia anunciado o Evangelho, para exortá-los a permanecer na fé e encorajá-los em meio às perseguições e ao sofrimento.

2. No fato de deixar obreiros nas cidades onde havia pregado (Tt 1.5): Após pregar o evangelho nas cidades, o apóstolo Paulo costumava deixar obreiros para cuidar do rebanho, como deixou Timóteo em Éfeso (I Tm 1.3) e Tito em Creta (Tt 1.5).

3. Na orientação aos obreiros (Tm e Tt): Pelo menos três, das treze cartas escritas pelo apóstolo Paulo são denomindadas de Epístolas Pastorais: I Tm, II Tm e Tt. Isto porque, nestas cartas, Paulo orienta aos obreiros sobre seus deveres e responsabilidades. Nestas cartas, o apóstolo descreve as qualificações para aqueles que desejam o episcopado e como estes deveriam cuidar do rebanho do Senhor.

4. No fato de escrever cartas às igrejas: O apóstolo Paulo procurava sempre se informar acerca das igrejas que já haviam se estabelecido. Baseado nestas informações, ele escrevia cartas, com o objetivo de ensiná-los, corrigir possíveis erros doutrinários e encorajá-los. Por isso, mesmo quando estava preso, aproveitava a oportunidade para escrever e enviá-las para as igrejas.

CONCLUSÃO

A vida do apóstolo paulo nos deixa muitas lições. Seu fervor missionário e seu zelo pela igreja de Deus, devem nos servir de ânimo e de estímulo para uma vida de dedicação e serviço à Deus. Mesmo sem dispor de Rádio, Televisão, Internet e meios de transportes modernos, ele pôde ganhar milhares de vidas para Cristo, fundar dezenas de igrejas, treinar obreiros e, através de suas epístolas, contribuir para a edificação das igrejas em todo o mundo. Por isso, é comum dizer que, depois de Cristo, paulo foi o maior homem que este mundo já conheceu.

Sobre Valmir Nascimento
Valmir Nascimento. Jurista e teólogo. Mestrado em Teologia. Professor universitário. Comentarista de Lições Bíblicas de Jovens da CPAD.

8 Responses to Paulo, um missionário zeloso e autêntico – 3

  1. abdulhamid disse:

    Graça e Paz, querido!

    Adorei as informações acerca de Paulo!Sabe o que seria ótimo? Não sei se é seu estilo, mas já pensou em escrever um artigo sobre as características do apóstolo Paulo, em forma de prosa? Ia ser excelente!

    Estou aqui pela segunda vez, e continuarei com certeza!
    Adoraria uma visita sua, no letras&flores

    No nome d’Ele,
    abraços!

  2. adma disse:

    este site é uma benção na minha vida
    pois temos um apoio biografico
    bem aprofundado
    abraços1

  3. nair disse:

    amei ,amei ,que demais. este site éuma bençao para mim que não tenho tanto comhecimento biblico
    abraços

  4. Chaves disse:

    Gostei do comentário, muito bom. Continuem sempre degustando desses personargens, para que outros também os degustem da vitamina Bíblica e das histórias destes grandes homens de Deus.Quero se possívelem breve o comentário de Davi.
    Abraço, Deus lhes abençoe;
    Chaves.

  5. Hermes disse:

    Eu estou muito contente com às informaçôes que encontrei nesse site”parabéns”

  6. gil disse:

    Para mim foi edificante aprendi, estou estudando sobre a vida missionaria de Paulo no seminario e me ajudou bastante, adimiro site neste nivel que existe para contribuir no crecimento dos evangelicos. parabéns e muito obrigado gostaria de mais informações como suas caracteristicas no seu ministerio e até mesmo o famoso espinho na carne de Paulo se for possivel, Deus os abençoe.

  7. SAMIR FERREIRA DO NASCIMENTO disse:

    Tenho um prazer muito grande de estudar a palavra de Deus, onde passeio nos versiculos analizando e trazendo a mensagem para a vida secular,e todos os dias recebo de Deus uma mensagen nova quando releio os versiculos da biblia.

  8. Josivaldo santos lima disse:

    Façamos as palavra de paulo as nossas palavras onde ele afirma dizendo quer. As nossas palavras não são apenas palavra de sabedoria humana mas consiste na palavra de Deus que é a verdadeira palavra, que salva liberta cura restaura mudar que da a vida em fim……Deus é o senhor dos senhores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 44 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: