Origem da Escola Dominical

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil. 

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

História da Escola Dominical no Mundo

As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.

A Escola Dominical do nosso tempo nasceu de visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel. 
Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos. 
É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna – o inglês.
Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não tardou a chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar quebrantando domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus?
Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado através de nosso trabalho amoroso incondicional.

Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira.

No dia 3 de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos Gloucester. Eis porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical.

Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.
Tornou-se a Escola Dominical tão importante, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. É aqui onde aprendemos os rudimentos da fé e o valor de uma vida inteiramente consagrada ao serviço do Mestre.

17 comentários sobre “Origem da Escola Dominical

  1. Desejo saber se os comentaristas tem um historico
    de quando iniciou a escola dominical nas Assembleias de Deus no Brasil. FAVOR MANDAR EMAIL.

  2. DESEJO SER INFORMADO QUANDO ACONTECEU A 1a EBD NA ASSEMBLEIA DE DEUS/CIADESETA NO BRASIL.DESEJO SABER POR E-MAIL

  3. GOSTARIA DE SABER QUANDO FOI A PRIMEIRA ESCOLA DOMINICAL NA IGREJA METODISTA , E QUEM A FUNDOU?
    POR FAVOR ESTOU FAZENDO UM TRABALHO NA MINHA IGREJA E FICARIA MUITO FELIZ SE ME MANDASSE UM E-MAIL……DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENÇA……vitorfmorais@hotmail.com

  4. SE possível informe nesse mesmo comentário a história de como iniciou a EBD na Assembléia de Deus no Brasil e as primeiras lições.Seria muito bom!!!

  5. Por gentileza queridos, estou fazendo um trabalho de final de curso e necessito de informações a respeito nda criação da Escola Dominical na Assembléia de Deus. Qualquer indicação de leitura também ficarei grato!
    Deus abençõe vocês!

  6. São extraotrdinarias as informações e vejo que os comentários sao também ricos, de modo que se vê a necessidade de um espaço dessa natureza, o inicio da escola biblica em tempos remotos nao sao diferentes dos de hoje, para tu irmão pastor, lider superintendente das escolas biblicas dominial, brasile mundo afora, que luta para ter corum de participação, ta aí o desafio que acho que Jesus faria em nossos tempos, quantas crianças nas esquinas nos sabados domingos e todos os dias a mendigar alguma coisa, demo-lhes portanto um café da manha e uma escola bibibla dominical, quem sabe isso se extenderá globo afora…. eu mesmo estou pensanod nisso !

  7. Gostaria recever material informativo, CD, DVD de la escuela Biblica
    estudo biblico.
    MARIO PAPA
    RUA Ana Cordeiro n_ 260
    CEP 29197 571 BARRA DO RIACHO (ARACRUZ)
    (Espirito Santo)
    MUITO OBRIGADO.
    DEUS ABENÇOE VC.

  8. gostaria de montar um jogral sobre a origem da ebd no brasil vcs têm alguma sugestão. estamos no mês de congresso de ebd na minha igreja
    aguardo resposta..

  9. gostaria de saber quando começou a edb no esprito santo, e em cachoeiro de itapemirim-es se alguem sabe por favor me mande por e-mail marques_fm@hotmail.com pois estamos elaborando uma festa e preciso dessa infomação….obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s