Moisés, um líder eficaz – 3

……………………………………………………………………………………………………………………………… 

 

LIVROS:  Escola Dominical  -  Educação Cristã  -  Teologia  –  Cristianismo

 

……………………………………………………………………………………………………………………………… 

 MOISÉS, UM LIDER EFICAZ

Fonte: http://www.adcorreiapinto.com.br

INTRODUÇÃO

Estamos iniciando o estudo de mais uma lição. Essa vês sobre a vida de Moisés; que ao meu ver, e o maior personagem bíblico. Não ouve outro homem como Moisés; que tenha falado com Deus boca a boca Nm 12. 8. Certo é que nos faltaria tempo e espaço para relatar tudo o que gostaríamos a respeito da vida e ministério de Moisés; porem, acompanhando a lição de numero 11; com o título: “Moisés, um Líder Eficaz” vamos aprender com esse homem o que é liderar um povo difícil como aquele que ele tirou do Egito, e atravessou aquele deserto, até a terra prometida.

I. OS PRIMEIROS ANOS DE MOISÉS

Seu nome

No hebraico משֶׁה (Moshe), Moisés. Significa: tirado das águas Ex 2. 10.

O inicio da sua historia

Vamos ver o texto bíblico: Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. A mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou para ele uma arca de juncos, e a revestiu de betume e pez; e, pondo nela o menino, colocou-a entre os juncos a margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe aconteceria.

A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam a beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la. E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus. Então a irmã do menino perguntou à filha de Faraó: Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebréias, para que crie este menino para ti? Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Foi, pois, a moça e chamou a mãe do menino. Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei o teu salário. E a mulher tomou o menino e o criou Ex 2 1-9.

Quando Deus tem um plano na vida de uma pessoa, faça o que fazer o homem para impedir, mas Deus vai cumprir. Temos a prova disso na vida de Moisés. O inimigo sabedor que do povo de Israel viria o salvador do mundo; tentou através de Faraó destruir a nação, matando toda criança do sexo masculino; assim fazendo; as meninas teriam que se casar com egípcios, e dentro de alguns anos, a nação de Israel não mais existiria. Mas como o Senhor é misericordioso, preservou a vida de Moises, dentre tantas crianças que morreram afogadas no rio Nilo.

O rio Nilo é o Grande rio da África, com curso de 6.500 km. Mencionado a primeira vez na Bíblia em Gn 15. 18. Sendo uma das divisas da terra que Deus prometera a descendência de Abraão.

Esse é o rio em que Moisés foi lançado; dentro de uma arca de juncos, e revestida de betume e pez Ex 2. 3.

A família de Moisés

Vamos conhecer a família de Moisés: Seu pai chamava-se Anrão, e sua mãe Joquebede Ex 6. 20; Nm 26. 59. A primeira referencia acima nos mostra que Joquebede era tia de Anrão; mas também eram marido e mulher. Desse casamento nasceram: Moisés, Arão e Miriã Nm 26. 59.

Moisés crescido no Egito

Quando, pois, o menino era já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei. Ora, aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a ter com seus irmãos e atentou para as suas cargas; e viu um egípcio que feria a um hebreu dentre, seus irmãos. Olhou para um lado e para outro, e vendo que não havia ninguém ali, matou o egípcio e escondeu-o na areia Ex 2. 10-12.

Moisés cresceu e se formou no Egito, instruído nas leis e costumes daquela nação At 7. 22. Como filho da filha de Faraó, certamente freqüentou as melhores escolas daquele país. Moisés nasceu e cresceu no Egito; mas não era egípcio. Nas suas veias corria o sangue dos hebreus. Mesmo tendo o direito de estar no palácio, e ter tudo o que tinha de melhor no Egito; ele não se esqueceu dos seus irmãos que estavam escravizados naquela terra. Foi quando saiu para ver como estavam, e vendo um egípcio ferindo um hebreu, matou o egípcio Ex 2. 12. E quando soube que Faraó soubera, apressou-se a fugiu para Midiã Ex 2. 15.

Chegando a Midiã, Moisés se encontra com as filhas de Jetro, no posso onde tiravam água para o rebanho Ex 2. 15-17. E sendo levado a casa de Jetro; casa-se com sua filha Zípora Ex 2. 18-21. E passa a pastorear o rebanho de Jetro Ex 3. 1.

A chamada de Moisés

Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus. E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.

E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Então disse o Senhor: Com efeito, tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel Ex 3. 1-10.

Ainda depois de Deus ter falado diretamente com Moisés, ele não queria ir tentado convencer a ao próprio Deus que o rei do Egito jamais deixaria o povo sair. Para isso Deus lhe deu alguns sinais para mostrar aos egípcios: Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu. Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara. Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela. Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lhe pegou, e ela se tornou em vara na sua mão); para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve. Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.) Ex 4. 1-7.

Então Moisés se dirige ao Egito, para cumprir a missão que o SENHOR lhe dera.

 

II. TEMPERAMENTO CONTROLADO POR DEUS

Antes de falar sobre o temperamento de Moisés, vamos ver mais uma vês sobre os quatros tipos de temperamentos, suas qualidades e defeitos. Observe o gráfico abaixo.

Após estudar os quatro tipos de temperamento nesse gráfico; você é capaz de discernir o temperamento de Moisés? Vamos analisar.

Antes de se encontrar com Deus

Antes de ter uma experiência pessoal com Deus; Moisés demonstrou braveza, impaciência e teimosia. Quando ainda estava no Egito, ao sair para visitar aos seus irmãos; na primeira visita matou um egípcio Ex 2. 11-12. Na segunda visita tenta fazer um acerto entre dois hebreus; repreendido pelos mesmos, e sabendo que os egípcios descobriram o crime, foge do Egito Ex 2. 13-15. Chegando a Mídia, luta com os pastores Ex 2. 15-17. No monte Horebe questiona com Deus a respeito das ordens que recebera Ex 3. 11, 13; 4. 1, 10, 13.

Após o encontro com Deus

Depois da experiência do monte Horebe, Moisés é transformado em um novo homem. Demonstrou muita paciência em obedecer às ordens de Deus, todas as vezes que precisou ir à presença de Faraó, e todo o tempo que precisaram esperar Ex caps. 5 a 12.

Na travessia do mar vermelho, mostrou paciência e confiança em Deus. Era preciso muita fé; o mar estava à frente, atrás estava vindo faraó com seus exércitos. O processo da abertura do mar foi um tanto demorado; diz a palavra que o Senhor mandou um vento oriental toda aquela noite, e somente de manha os egípcios foram destruídos Ex 14. 21-31. Você pode ver abaixo a foto de uma parte do Mar vermelho.

Se fizéssemos um estudo completo em toda a caminhada no deserto, durante aqueles quarenta anos; veríamos muitas outras experiências na vida desse homem que mostram o seu temperamento controlado por Deus. Moisés alcançou a honra de ser incluído na lista dos heróis da Fe Hb 11. 23-29.

II. CARACTERÍSTICAS INDISPENSÁVEIS AO LÍDER

Entre as muitas características indispensáveis a um líder cristão; o comentarista da lição destacou: Amor, Humildade e mansidão.

Amor.

Das quatro palavras gregas traduzidas para amor, destacaremos a palavra agape (ágape), porque essa se trata do amor de Deus, amor incondicional, sofredor e que tudo suporta. É o amor apresentado por Paulo no capitulo treze da sua primeira carta aos Coríntios.

Moisés demonstrou esse amor ao povo que tirara do Egito, através do sofrimento durante toda aquela caminhada no deserto; apesar da rebeldia do povo, quando o Deus quis destruir o povo, devido os seus pecados; Moisés em gesto de amor e compaixão intercedeu pelo povo: No dia seguinte disse Moisés ao povo Vós tendes cometido grande pecado; agora, porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado. Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Oh! Este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito Ex 32. 30-32. Veja também Ex 33. 12-17. Vimos que Moisés colocou o seu nome a disposição para ser tirado do livro da vida, no caso do não perdão do povo. Moisés podia muito bem se contentar com a sua salvação, e deixar que o povo fosse destruído. Mas ao contrario, preferiu ser destruído com o povo, se fosse o caso. Isso é amor!

Humildade e mansidão.

Para humildade diz o dicionário Aurélio: [Do lat. humilitate.] S. f.

1. Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza.

2. Modéstia, pobreza.

3. Respeito, reverência; submissão.

No Novo Testamento grego é: tapeinoV (tapeinos), que significa: abaixado, metaforicamente para denotar (a) de baixo grau, trazido para baixo. [Dicionário VINE].

Para mansidão diz o Aurélio: [De manso + -idão.] S. f.

1. Qualidade ou estado de manso.

2. Índole ou procedimento pacífico de quem é manso; brandura.

3. Serenidade, tranqüilidade, calma.

Sobre a mansidão de Moisés diz-nos a Bíblia em Nm 12. 3. Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

  • Pontos principais da vida e ministério de Moisés.

Alistaremos a seguir os pontos mais interessantes da vida e ministério de Moisés. É a espécie de um apêndice do estudo ate aqui exposto; para que o estudante possa encontrar mais recursos; e pode ser usado também como esposo.

Da tribo de Levi, Êx. 2:1; Filho de Anrão e Joquebede, Nm. 26:5.

Os pais, pela fé, não temem o decreto do rei, ocultando seu filho. Hb. 11:23; Salvo das águas do Nilo e criado como filho da filha de Faraó, Êx.2:10; Educado em toda a ciência dos egípcios, At.7:22;

Pela fé, quando homem feito, rejeita a glória do Egito, recusando ser chamado filho da filha de Faraó, Hb. 11:24;

Mata um opressor egípcio, Êx. 2:12; foge para a terra de Midiã, Êx.2:15; Hb.11:27;

Casa-se com Zípora, filha de Jetro. Êx. 2:21; Êx.18:12;

Peregrina 40 anos em Midiã, At.7:30; Nascem-lhe Gérson e Eliézer, Êx.2:22; Êx.18:3-4;

Deus lhe aparece do meio da sarça ardente, Êx. 3;

Encontra-se com Arão e os anciãos, Êx. 4:27-31; Entrevista com Faraó, Êx 5. 1.

Pela fé celebra a páscoa, Hb. 11.28; Lx 12.

Israel parte do Egito, Êx. 13:17;

Pela fé atravessam, em terra seca, o mar Vermelho, Êx. 14; Hb. 11:29; Seu cântico de triunfo, Êx.15;

Murmuram contra ele em Mara, Êx. 15:24; em Sim, Êx.16:2; em Refidim, Êx.17:2;

A água da rocha, Êx. 17:1; Nm. 20:8;

Traz codornizes, Lx. 16:13; Nm.11:31;

Traz maná, Êx. 16:14; Nm.11:6;

Fala com Deus no monte Sinai, Êx. 19:3; Êx. 34:2; Volta com as tabuas da lei, Êx. 31:18;

Ora prostrado 40 dias e 40 noites, Êx. 32:11; Dt.9:25;

Apesar de se criar em um foco de idolatria, e cercado em toda a vida de adoração a ídolos, edifica a nação de Israel na rocha firme e a ensina fazer culto ao único Deus, Jeová. Queima a fogo o bezerro de ouro, e o reduz a pó, que espalha sobre a água e obriga o novo a bebê-lo. Êx. 32:20;

Resplandece-lhe o rosto, Êx. 34:29;

Instruído para construir o tabernáculo, Êx. 25:9; Fala com Deus na tenda, Êx. 33:9;

Levanta o tabernáculo. Êx. 40:17;

Envia espias, Nm. 13;

Coré, Datã e Abirão rebelam-se contra ele, Nm. 16;

Deus não o permite entrar em Canaã, Nm. 20:12;

Levanta a serpente de bronze, Nm. 21:9;

Contempla Terra da Promissão do cume de Pisga, Dt. 34:1;

Nomeia Josué como seu sucessor, Nm. 27:22;

A sua morte e sepultamento, Dt. 34:5;

Moisés passou 40 anos no Egito, At.7:23;

Passou mais 40 anos no deserto, At.7:30;

E passou outros 40 anos na frente de Israel no deserto, morrendo com 120 anos de idade, Dt. 34:7;

Sua mansidão, Nm. 12:3;

Sua grandeza, Dt. 34:10;

O povo estima-o ao lado de Cristo, Jo. 5:46;

Um profeta semelhante a Cristo, At.3:22;

Ao lado de Cristo na fidelidade na casa de Deus, Hb. 3:2;

Aparece na transfiguração de Cristo, Mt.17:3;

  • Seus milagres:

‘Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face, no tocante a todos os sinais e maravilhas, que, por mando do Senhor, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais, e a toda a sua terra, e no tocante a todas as obras dc sua poderosa mão, e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés à vista de todo o Israel.” Dt.34:10-12;

As dez pragas do Egito, Êx 7 a 12.

Guiados por uma coluna de nuvem e uma coluna de fogo, Êx. 13:21;

Secam-se águas do mar Vermelho, Êx. 14;

Ao estender a mão sobre o mar, voltaram as águas, destruindo o exército de Faraó, Êx. 14:27;

Tornam-se doces as águas de Mara, Êx. 15:25;

Codornizes enviadas no deserto, Êx. 16:13;

Supre-se maná durante 40 anos, Êx. 16:35;

Água da rocha em Refidim. Êx. 17.6;

Água da rocha em Meribá, Nm. 20:13;

O monte Sinai fumega e treme porque o Senhor desce sobre ele, Êx. 19:18;

As tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus, Êx. 31:18;

O rosto de Moisés resplandece Êx. 34:29;

O fogo, do Senhor consome extremidades do arraial, Nm. 11:1;

Miriã torna-se leprosa e fica curada em resposta a oração de Moisés, Nm. 12;

Morrem os espias que infamam a terra, Nm. 14:36;

A terra se fende e traga a todos os homens que pertencem a Coré, Nm. 16:32;

A vara de Arão floresce Nm. 17;

Vinte e quatro mil mortos em Baalpeor Nm. 25:9;

Não envelhece a roupa, nem incham os pés durante os 40 anos, Dt. 8:4;

Sua família:

Os pais, da tribo de Levi, infundiram, indelevelmente, nos três filhos, o amor ao único e verdadeiro Deus. Miriã, não somente tomou a frente em salvar seu irmãozinho do Nilo (Êx. 2), como ela o auxiliava depois em servir ao povo de Deus. Arão, irmão mais velho, tornou-se seu ajudante principal. Os três faleceram no mesmo ano: Miriã com cerca de 130 anos de idade; Arão com 123 e Moisés com 120 anos.

Poeta:

O primeiro cântico, escrito por Moisés e conservado para nós, é o hino de ações de graças entoado por ele e pelos filhos de Israel na margem do mar Vermelho, Êx. 15; Tendo acabado de escrever os livros da lei (Dt 31 .24), compôs um cântico para o povo, Dt.32; Existem ainda dois outros hinos, Dt.33; e Sl.90;

Ver Ap.15:3;

Historiador:

Escrevia, diariamente, relações do que Deus fazia por intermédio dele. Estes escritos foram entregues aos sacerdotes para guardá-los na arca e para serem lidos ao povo, Êx. 17:14; Êx.24:4-7; Nm.33:2; Dt.31:9-12; Dt.24:26; Assim foi produzido o Pentateuco, os cinco livros de Moisés.

CONCLUSÃO

Moisés: Libertador, estadista, Historiador, poeta, moralista e legislador hebreu; o maior vulto do antigo testamento e um dos maiores homens de todas as épocas.

Deus o usou para formar, de uma raça de escravos egípcios, e sob as maiores dificuldades, uma nação agressiva e poderosa que completamente alterou o curso da humanidade.

A história de Moisés ocupa os livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; a sétima parte da Bíblia.

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, direita da Majestade nas alturas, HEb 1. 1-3. havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à

About these ads

Sobre Editor
Valmir Nascimento Milomem, Graduado e pós-graduado em Direito. Colunista do CPADNews.com.br

6 Responses to Moisés, um líder eficaz – 3

  1. Manoel Melo Cursino disse:

    Graças a DEUS o “www.EnsinoDominical.com” – o blog da ebd tem me ajudado e muito para aplicação em classe de professores da IEAD de itapuã do Oeste, Rondônia.

    Quem quiser melhorar o nível de suas aulas visitem esse blog, pois o mesmo é altamente instrutivo e esclarecedor sobre os temas das Revistas da Escola Dominical editas pela CPAD.

    Tenho orado para que esse trabalho continue abençoado.

  2. Manoel, muito obrigado pelo seus comentários.
    Precisamos realmente de vossas orações para que esta obra continue.

    Em Cristo.

  3. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    tudo bem com tu

  4. paulo disse:

    estudo maravilhoso que DEUS te ilumine sempre………….

  5. paulo disse:

    vou fazer uma monografia com o tema “pontos importantes e eficaz da liderança de moises.
    se tiver algus estudos sobre liderança mosaica por gentileza enviar para esse email.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: