Paulo, um missionário zeloso e autêntico – 3

PAULO, UM MISSIONÁRIO AUTÊNTICO E DINÂMICO

Fonte: http://www.radioboasnovas.net

INTRODUÇÃO

Ninguém pode negar que, depois de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo é o personagem mais importante do Novo Testamento. Sua vida, ministério e ensinamentos trouxeram benefícios não só para os seus contemporâneos, mas também, para toda a humanidade. Ele foi “um vaso escolhido” pelo Senhor Jesus (presciência e não predestinação) para levar a mensagem do Evangelho a todos os povos de sua época (At 9.15; Cl 1.23).

I – BIOGRAFIA DO APÓSTOLO PAULO

Não é possivel descrever uma biografia completa da vida do apóstolo Paulo, tendo em vista que, não foi registrado nem o início e nem o fim de sua vida. No entanto, a Bíblia registra muitas informações e episódios que aconteceram na vida desse apóstolo: Vejamos:

  • Ele nasceu em tarso da Cilícia (At 22.3). Possivelmente, por volta do ano três de nossa era;

  • Era filho de judeus, da tribo de Benjamin (Fp 3.5);
  • Seu nome “Paulo” deriva-se do grego e significa “pequeno”. Já o nome “Saulo” deriva-se do hebraico e significa “pedido de Deus”;
  • Sua ocupação: fazedor de tendas (At 18.3);
  • Criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a Lei (At 22.3);
  • Testemunhou o apedrejamento de Estêvão e consentiu na morte dele (At 7.58; 8.1);
  • Era um fariseu zeloso pela lei (Fp 3.5; At 23.6; 26.5);
  • Estava determinado a destruir o cristianismo, perseguindo os cristãos (At 9.1,2; 22.4; I Tm 1.13);
  • Teve um encontro com Cristo no caminho de Damasco (At 9.1-19);
  • Após o encontro com Cristo, ficou três dias sem ver, sem comer e nem beber, em Damasco (At 9.9);
  • Ananias ora por ele, Paulo recupera a vista e é batizado (At 9.18);
  • De perseguidor, torna-se perseguido (At 9.19-26);
  • Foi transformado por Deus em um pregador do evangelho (At 9.20,22);
  • Viajou para Arábia, Damasco, Jerusalém, Síria e Cilícia (Gl 1.17-21);
  • Estabelece-se em Antioquia onde pregou e ensinou (At 11.25,26);
  • É chamado por Deus para a obra missionária (At 13.1-3);
  • Pregou o evangelho nas cidades do império romano, em três viagens missionárias 1ª viagem: por volta de 48-49 d.C. (At 13.1-14.28);
  • 2ª viagem: por volta de 50-53 d.C. (At 15.36-18.22);
  • 3ª viagem: por volta de 54-58 d.C. (At 18.23-20.38);
  • Foi priosioneiro em Jerusalém (At 21.26-36);
  • Viajou para Roma e foi preso ali (At 27.1-28.31);
  • Escreveu, treze Cartas ou Epístolas (Romanos à Filemon);
  • Foi chamado de apóstolo dos gentios (Rm 11.13; I Tm 2.7);
  • Considerava-se o menor dos apóstolos (I Co 15.9);
  • Sua história está registrada em At 7.58-28.31 e ao longo de suas Cartas no N.T.

II – PAULO, UM AUTÊNTICO MISSIONÁRIO

Em suas cartas, Paulo declara que foi chamado pelo Senhor para ser apóstolo, que significa “enviado” (Rm 1.1; I Co 1.1; Gl 1.1; Ef 1.1). Ele recebe o título de apóstolo dos gentios (I Tm 2.7; II Tm 1.11). Isso porque, realizou três grandes viagens missionárias, destacando-se como um missionário transcultural.

1. Paulo não se envergonhava do Evangelho de Cristo (Rm 1.16): Após a sua conversão, Paulo tornou-se um pregador do Evangelho. Seu maior desejo era levar as boas novas de salvação à toda criatura. Por isso, jamais se envergonhou do evangelho. Onde chegava, procurava sempre uma ocasião para falar de Cristo, quer seja nas sinagogas (At 13.5; 14.1), nas casas (At 20.20) e de cidade em cidade (At 14.6,7; 15.35). Nem mesmo a prisão era impedimento para ele pregar o evangelho (Fp 1.12,13; II Tm 2.9).

2. Paulo sentia-se um devedor (Rm 1.14): O desejo de pregar o Evangelho era tão grande na vida do apóstolo Paulo, que ele chegava a ter um sentimento de dívida para com os homens. Ele diz: Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes” (Rm 1.14). Este “sentimento de dívida”, não era restrito apenas aos que estavam perto, mas também, para com aqueles que estavam mais distantes. Por isso, desejava viajar para outras cidades, como expressa o seu desejo de ir até Roma: E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma” (Rm 1.15).

3. Paulo sentia-se na obrigação de pregar o evangelho (I Co 9.16): Para o apóstolo Paulo, pregar o Evangelho, não era uma tarefa qualquer. Era uma obrigação. Por isso, ele diz: Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (I Co 9.16). Duas verdades, o apóstolo nos ensina neste texto:

  1. Que ninguém pode se gloriar por pregar o Evangelho: Pois é nosso dever. É nossa responsabelidade!
  2. Pregar o Evangelho é uma obrigação: A Grande Comissão não é um pedido. É uma ordem! (Mt 28.18-20; Mc 16.15).
  3. Paulo estava disposto a sofrer por amor à Cristo e ao Evangelho: Quando Paulo se despede dos presbíteros em Éfeso, diz: E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (At 20.22-24). Em outra ocasião, em Cesaréia, um profeta por nome Ágabo, tomou a cinta de Paulo, ligando os seus próprios pés e mãos, lhe disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios”. Mas Paulo respondeu: “…eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” (At 21.11-13).

III – PAULO, UM MISSIONÁRIO ZELOSO

A vida do apóstolo Paulo não foi marcada apenas pela evangelização, mas também, pelo seu zelo para com a igreja de Deus. Por isso, ele diz, escrevendo aos coríntios: Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus…” (II Co 11.2a). Este zelo fala do seu cuidado e de sua preocupação para com a noiva de Cristo. Isto pode ser visto em vários aspectos do seu ministério:

1. Na visita aos novos crentes (At 14.21,22; 15.36): Sua preocupação não era apenas evangelizar, mas também, visitar os irmãos pelas cidades onde havia anunciado o Evangelho, para exortá-los a permanecer na fé e encorajá-los em meio às perseguições e ao sofrimento.

2. No fato de deixar obreiros nas cidades onde havia pregado (Tt 1.5): Após pregar o evangelho nas cidades, o apóstolo Paulo costumava deixar obreiros para cuidar do rebanho, como deixou Timóteo em Éfeso (I Tm 1.3) e Tito em Creta (Tt 1.5).

3. Na orientação aos obreiros (Tm e Tt): Pelo menos três, das treze cartas escritas pelo apóstolo Paulo são denomindadas de Epístolas Pastorais: I Tm, II Tm e Tt. Isto porque, nestas cartas, Paulo orienta aos obreiros sobre seus deveres e responsabilidades. Nestas cartas, o apóstolo descreve as qualificações para aqueles que desejam o episcopado e como estes deveriam cuidar do rebanho do Senhor.

4. No fato de escrever cartas às igrejas: O apóstolo Paulo procurava sempre se informar acerca das igrejas que já haviam se estabelecido. Baseado nestas informações, ele escrevia cartas, com o objetivo de ensiná-los, corrigir possíveis erros doutrinários e encorajá-los. Por isso, mesmo quando estava preso, aproveitava a oportunidade para escrever e enviá-las para as igrejas.

CONCLUSÃO

A vida do apóstolo paulo nos deixa muitas lições. Seu fervor missionário e seu zelo pela igreja de Deus, devem nos servir de ânimo e de estímulo para uma vida de dedicação e serviço à Deus. Mesmo sem dispor de Rádio, Televisão, Internet e meios de transportes modernos, ele pôde ganhar milhares de vidas para Cristo, fundar dezenas de igrejas, treinar obreiros e, através de suas epístolas, contribuir para a edificação das igrejas em todo o mundo. Por isso, é comum dizer que, depois de Cristo, paulo foi o maior homem que este mundo já conheceu.

About these ads

Sobre Editor
Valmir Nascimento Milomem, Graduado e pós-graduado em Direito. Colunista do CPADNews.com.br

7 Responses to Paulo, um missionário zeloso e autêntico – 3

  1. abdulhamid disse:

    Graça e Paz, querido!

    Adorei as informações acerca de Paulo!Sabe o que seria ótimo? Não sei se é seu estilo, mas já pensou em escrever um artigo sobre as características do apóstolo Paulo, em forma de prosa? Ia ser excelente!

    Estou aqui pela segunda vez, e continuarei com certeza!
    Adoraria uma visita sua, no letras&flores

    No nome d’Ele,
    abraços!

  2. adma disse:

    este site é uma benção na minha vida
    pois temos um apoio biografico
    bem aprofundado
    abraços1

  3. nair disse:

    amei ,amei ,que demais. este site éuma bençao para mim que não tenho tanto comhecimento biblico
    abraços

  4. Chaves disse:

    Gostei do comentário, muito bom. Continuem sempre degustando desses personargens, para que outros também os degustem da vitamina Bíblica e das histórias destes grandes homens de Deus.Quero se possívelem breve o comentário de Davi.
    Abraço, Deus lhes abençoe;
    Chaves.

  5. Hermes disse:

    Eu estou muito contente com às informaçôes que encontrei nesse site”parabéns”

  6. gil disse:

    Para mim foi edificante aprendi, estou estudando sobre a vida missionaria de Paulo no seminario e me ajudou bastante, adimiro site neste nivel que existe para contribuir no crecimento dos evangelicos. parabéns e muito obrigado gostaria de mais informações como suas caracteristicas no seu ministerio e até mesmo o famoso espinho na carne de Paulo se for possivel, Deus os abençoe.

  7. SAMIR FERREIRA DO NASCIMENTO disse:

    Tenho um prazer muito grande de estudar a palavra de Deus, onde passeio nos versiculos analizando e trazendo a mensagem para a vida secular,e todos os dias recebo de Deus uma mensagen nova quando releio os versiculos da biblia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 39 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: