Introdução à didática dominical

Prof. Clayton Marques da Costa 

Este trabalho visa compreender alguns elementos da Didática, explicitando a subordinação do processo didático às finalidades educacionais da igreja e colocar à disposição conhecimentos teóricos e práticos para orientar a ação pedagógica dos professores que optaram pela dedicação à EBD.

PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO, DIDÁTICA/ENSINO

Para entender a Didática é necessário analisarmos, grosso modo, o que é Educação, Ensino e Instrução / Pedagogia e Didática. O termo Educação é bem abrangente em seus significados. Em sentido amplo, a Educação compreende os processos formativos que ocorrem na sociedade, que modificam, conservam valores, produzindo cultura. Em sentido restrito, a educação ocorre em instituições específicas como é o caso da EBD, com finalidades explícitas baseadas no ensino e na instrução; neste sentido é uma ação consciente, deliberada e planificada. Cabe informar que há a modalidade de educação não-intencional e intencional. Esta ocorre quando há objetivos definidos conscientemente e são executados por meio de instituições escolares e extra-escolares; aquela se refere à influência do meio sobre o indivíduo, gerando valores, idéias, práticas, sem contudo haver intencionalidade de um determinado grupo social. A instrução se refere à formação intelectual e ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas por meio do domínio do saber sistematizado. O ensino se refere às condições e meios necessários à realização da instrução. Em resumo a instrução é o aluno e o saber em interação mútua e o ensino é muito mais amplo, pois consiste em planejamento, organização, direção e avaliação das atividades didáticas, concretizando com eficiência as tarefas da instrução. O ensino abrange tanto o trabalho docente como a atividades de estudo dos alunos. Pode haver instrução sem o ensino. Três termos foram definidos acima: a Educação contém o Ensino e Instrução. Os três estão intimamente relacionados. A Pedagogia (do grego: Paidós + Agogós = criança + conduzir) é a ciência que estuda e teoriza sobre a Educação, investigando sua natureza e finalidades, bem como todas as suas nuances. Ela, tendo por objeto a educação, investiga também o ensino e a instrução. Para isso se compõe de ramos de estudos próprios: Teorias da Educação, Didáticas, Organização Escolar, História da Educação, etc., e busca em outras ciências esclarecimentos que concorrem para a elucidação de fenômenos educativos: Sociologia, Filosofia, Psicologia, etc.. Há quem considere que a Pedagogia supervaloriza a Psicologia.A Didática é um dos principais ramos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos e as condições para a realização do ensino que contém a instrução. A Pedagogia codifica o conhecimento amplo sobre a educação e a Didática o decodifica para a realização do ensino. Concluímos que o objeto da Pedagogia é a Educação e a Didática, disciplina da própria Pedagogia, é a teoria do ensino

 

COMPONENTES DO PROCESSO DE ENSINO: OBJETIVOS, CONTEÚDOS, MÉTODOS, AVALIAÇÃO

Os componentes do processo de ensino, objetivos, conteúdos e métodos, são elementos que garantem a assimilação do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades. Eles devem estar à coordenação do professor e não podem ser considerados isoladamente.

Objetivos:

(1) Objetivos Educacionais – Correspondem às expectativas dos grupos e classes sociais existentes e que fazem produzir objetivos gerais;

(2) Objetivos Gerais – São as metas estabelecidas para os alunos no âmbito dos sistemas educacionais, com suas abrangências específicas, que podem alcançar o macro sistema (Pais, estado), a escola (Proposta Pedagógica), o professor (com seu planejamento de curso expressando sua visão de educação e sociedade);

(3) Objetivos Específicos – Referem-se ao esperado em termos de particularização sobre a compreensão da matéria de ensino e concorrem para alcançar os objetivos anteriores.Conteúdos: Não podem ser vistos somente como matéria do currículo. Englobam também as habilidades cognoscitivas, atitudes, idéias, processos, regras, valores, convicções. Eles são selecionados em torno dos objetivos e das necessidades dos alunos. Sabendo que o caráter pedagógico, ação intencional, é que indica o tipo de homem a se formar, por isso a Pedagogia poder orientar os objetivos e meios do processo educativo, cabe a pergunta: Quais são os objetivos e conteúdos da EBD selecionados para atender às expectativas e necessidades da igreja de Cristo, bem como necessários ao crente individualmente? O trabalho docente da EBD é pautado por qual currículo? Qual proposta pedagógica? Qual é o direcionamento formal? Tem regulamento? Tem objetivos gerais delineados? Onde? Ou os professores trabalham sem saber o que estão formando por não haver planejamento do trabalho docente, objetivos gerais a serem seguidos, metas a alcançar? Os conteúdos indicados por outra instância devem se mesclar à realidade, expectativas e necessidades locais previstas no documento pedagógico formal da EBD.

Métodos de Ensino:

Os métodos de ensino dizem respeito às ações bem planejadas a serem tomadas pelos alunos e professor para atender os objetivos e conteúdos do ensino de uma determinada unidade. Devem sempre corresponder às condições concretas da situação didática. Os métodos de ensino sempre devem estar relacionados aos objetivos e conteúdos que estão sendo trabalhados. Primeiramente tem-se os objetivos gerais e específicos e a partir daí seleciona-se os conteúdos. O segundo passo é o planejamento do método e técnicas possíveis para o atendimento dos objetivos determinados, sendo que devem atender às características dos conteúdos selecionados. O motivo de os métodos de ensino estarem limitados às condições concretas do processo didático é pelo fato de as ações planejadas nem sempre combinarem com os recursos disponíveis, costumes dos alunos, desenvolvimento intelectual (Ex.: técnica de júri simulado para uma classe leiga em prática forense), estarem inseridos dentro de uma instituição que não visa a prática científica, como é o caso da igreja, contrariarem objetivos gerais. Pode ocorrer que, apesar de um relativo desenvolvimento intelectual de uma turma da EBD, uma prática de discussão ou debate não mereça aplausos uma vez que não concorre, em um determinado momento de objetivos e conteúdos relacionados à fé cristã, para o alcance de objetivos propostos, pelo fato de aquele conteúdo ser transcendente e por isso não ser passivo de pontos de vista: ele deve ser aceito pela própria fé.

1- Método de exposição pelo professor

Este método continua sendo bem necessário ao desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos. A atividade dos alunos, neste caso é receptiva não sendo necessário que seja passiva. A aula expositiva pode ocorrer por meio da exposição verbal, da demonstração, da ilustração e da exemplificação.

2- Método de trabalho independente

Este método corresponde à tarefas orientadas e dirigidas pelo professor para que os alunos as resolvam de forma criativa e independe. Terão que ser atividades que possam realizar sem a orientação direta do professor. É indicado para tarefa preparatória (observações, questionários, testes, redação, etc.), tarefa de assimilação de conteúdo (exercícios de aprofundamento e/ou aplicação da matéria tratada, estudo dirigido, solução de problema, pesquisa com base em um problema novo, leitura de um determinado texto, desenho de mapas, etc.), tarefa de elaboração pessoal (exercícios nos quais os alunos produzem respostas surgidas do seu próprio pensamento: uma pergunta de incentivo é necessária para incentivar a imaginação e a criatividade do aluno).

3- Método de elaboração conjunta

O Método de Elaboração Conjunta é a interação entre alunos e professores de forma ativa, visando a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, atitudes e convicções. Ele exige, por parte dos alunos, entendimento dos objetivos, conhecimento básico do assunto, aptidão para conversar sobre o tema em estudo. A forma mais típica do método é a conversação didática (aula dialogada).Por este método o professor leva aos alunos conhecimento sistematizado, bem como experiências; a conversação leva os alunos à apropriação do saber e ao domínio de esquemas de elaboração de idéias. Organiza-se a conversação didática por meio de perguntas, sem se transformar em interrogatório: é para incentivar o raciocínio, a observação, o pensamento, a dúvida, a tomada de partido. É necessário ao professor que faça perguntas claras, utiliza corretamente os pronomes interrogativos (o quê, quando, quanto, por quê, etc.), que valorize respostas pensadas, que tenha atitude positiva face às respostas, bem como evite reações nervosas nos alunos.

4- Método de trabalho em grupo

Os grupos são organizados regularmente com três a cinco membros e deverão conter as funções de líder, Secretário e Relator, com o cuidado de garantir sempre atribuições a todos os membros. Exige-se que uma atividade grupal seja precedida de exposição informativa para que os alunos tenham consciência dos objetivos, da forma de trabalho, do conteúdo. A conclusão dos trabalhos ocorre com apresentação dos alunos mostrando os resultados do estudo e com a conversação dirigida pelo professor.Para evitar indisciplinas é razoável que o professor tome medidas necessárias para a formação dos grupos. Veja alguns itens necessários: ter todos os meios necessários disponíveis, bibliografia para consulta, mesas e cadeiras preparadas; se desejar formar cinco grupos, numerar os alunos de 1 a 5 seria excelente: cada aluno, com o mesmo número cardinal, seria membro de um mesmo grupo.Vejamos algumas técnicas diferentes de trabalho em grupo:

(1) Debate – Indica-se alunos para discutir, com os restantes dos alunos como platéia, um tema polêmico, cada um defendendo uma posição;

(2) Philips 66 – Tantos grupos com a mesma quantidade de membros discutem uma questão em poucos minutos e depois apresentam suas conclusões. O importante é verificar o nível de retenção de conhecimento sobre um determinado assunto no início de aula ou após uma explicação;

(3) Tempestade Cerebral -A partir de um assunto, os alunos falam o que vem à mente. Estas palavras são anotadas na lousa e o professor prossegue com a aula associando as anotações ao assunto em estudo;

(4) Grupo de Verbalização e Grupo de Observação (GV-GO) – Uma parte da classe forma um círculo central para discutir um tema (GV), enquanto os demais formam um círculo ao redor para observar (GO) e depois, no grande grupo, fazer comentários necessários a respeito do comportamento do GV e dos assuntos discutidos. Posteriormente, ou na mesma aula, os papéis dos grupos podem se inverter;

(5) Seminário – Um aluno ou grupo de aluno prepara um tema para apresentá-lo à classe de forma expositiva e formal; é permitida a conversação entre os apresentadores e os restantes dos alunos desde que haja interesse e planejamento do grupo apresentador; (6) Maria Não Vai com as Outras – Todos os alunos, a partir de estudo de um tema, escreve um argumento falso ou verdadeiro, ou seu ponto de vista, em uma ficha, e a coloca numa cesta em cima de uma linha de barbante que dividirá a sala de aula ao meio: um lado da sala se chama Concordo e o outro Discordo. O Professor indica um aluno para retirar uma ficha e a partir da leitura cada indivíduo deverá se posicionar indo para o Discordo ou para o Concordo e justificando sua escolha;

(6) Júri Simulado – Dado um assunto polêmico, é separado da turma, para julgar a ilegalidade do ato de um fato ou coisa polêmica, o Juiz, para presidir o julgamento e ler o veredicto, o réu, para representar a coisa ou fato em estudo, o advogado de devesa do réu, o promotor, para acusar o réu, refutando os argumentos do advogado de defesa. O júri, que se convencerá ou não do crime do réu, se pronunciará por escrito, será constituído pelos demais membros da turma ou parte dela.

5- Atividades Especiais

Métodos de Atividades Especiais são atividades que complementam os métodos de ensino proporcionando apropriação ativa do conhecimento. Estas atividades são estudo do meio, jornal escolar, uso de biblioteca, apresentações extraclasse, etc. Destacamos o estudo do meio como técnica elementar neste método. É atividade realizada por meio de visitas, passeios, ou excursões para possibilitar o levantamento de dados, a discussão e a compreensão de problemas do cotidiano do aluno, da família, da sociedade, da igreja. Esta atividade deve ser bem planejada para evitar problemas legais, falta de objetividade da visita e indisciplina do pessoal. Aconselha-se a solicitar as devidas autorizações por escrito junto aos responsáveis pelo aluno e à direção do estabelecimento de ensino, providenciar pessoal da segurança, formular perguntas a serem respondidas no local de destino, preparar roteiros estudo para acompanhamento dos alunos durante a visita, organizar palestras no local da visita.

Estudo do meio não se resume em visitas. Avaliação: É utilizada para constatar os progressos e as dificuldades do trabalho e a partir daí para reorientar o trabalho para as correções necessárias. Serve para ver o nível do trabalho escolar, o que indica que tanto aluno como professor, são sujeitos que devem ser alcançados pela avaliação. Pensa-se que a avaliação é utilizada somente para provar o que o aluno alcançou em termos de instrução: pode ser o caso de o aluno não ter desenvolvido o esperado por falha no sistema escolar, ou no planejamento, ou no professor. As três funções da Avaliação:

(1) função pedagógico-didática – refere-se à verificação sistemática dos resultados do processo de ensino em termos de objetivos gerais e específicos;

(2) função de diagnóstico – permite verificação dos progressos e dificuldades dos alunos e atuação do professor, que por sua vez determinam modificações no processo de ensino;

(3) função de controle – refere-se aos meios e à freqüência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.Características da avaliação: reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos; possibilita a revisão do plano de ensino; ajuda a desenvolver capacidades e habilidades; Ser objetiva sem excluir a subjetividade; é termômetro do esforço do professor. Instrumentos de verificação do rendimento: prova escrita dissertativa, prova escrita objetiva; questões certo-errado, questões de lacunas, questões de correspondência, questões e múltipla escolha, interpretação de texto, questões de ordenação, questões de identificação/localização. Procedimentos auxiliares de avaliação: observação (desenvolvimento afetivo, intelectual; relacionamento, organização e hábitos pessoais); entrevista.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS(ESQUEMA COMPARATIVO ENTRE AS ESCOLAS E OS COMPONENTES DA DIDÁTICA)

A DIDÁTICA

Escola Tradicional: Disciplina normativa – dita regras.Escola Nova: Orienta a direção da aprendizagem.Escola Tecnicista: Indica métodos e técnicas eficientes.Escola Crítica: Estuda o ensino que por sua vez visa formar o cidadão.

O ENSINO

Escola Tradicional: Voltado para o professor e desenvolve a memória.Escola Nova: Valoriza o aluno e suas habilidades natas.Escola Tecnicista: Voltado para o mercado de trabalho.Escola Crítica: Valoriza a transformação social, o professor, o aluno, o conteúdo.

O CONTEÚDO

Escola Tradicional: Tratado isoladamente.Escola Nova: São principalmente os interesses do aluno.Escola Tecnicista: Necessidades tecnológicas.Escola Crítica: Conhecimentos e habilidades – o saber gera poder transformador.

O MÉTODO

Escola Tradicional: Forma prática de se chegar ao objetivo.Escola Nova: Ativos e lúdicos.Escola Tecnicista: Instruções programadas e outros.Escola Crítica: Várias possibilidades para apreender o conteúdo e desenvolver habilidades.

A AVALIAÇÃO

Escola Tradicional: Medir o conhecimento do aluno por meio de provas e testes.Escola Nova: Avaliação subjetiva com prática qualitativa.Escola Tecnicista: Entrada de conteúdo (In e Out).Escola Crítica: Habilidades e o saber – tem reflexo no ensino, proporciona o feed back.

A RELAÇÃO PEDAGÓGICA

Escola Tradicional: Excesso de diretividade. Professor distante do aluno.Escola Nova: O aluno é o centro – Ele é crítico e participativo. Fraca diretividade.Escola Tecnicista: Professor distante do aluno.Escola Crítica: Relação democrática e com diretividade.O PROFESSOREscola Tradicional: O professor detém o conhecimento para depositar no aluno.Escola Nova: O professor é o facilitador da aprendizagem.Escola Tecnicista: Deseja formar o técnico eficiente. O professor é transmissor.Escola Crítica: Direciona o processo de ensino.

O ALUNO

Escola Tradicional: Indivíduo passivo e isolado do contexto sócio-histórico.Escola Nova: Sujeito ativo e dinâmico. Valorização do “Self”.Escola Tecnicista: O futuro técnico.Escola Crítica: Sujeito ativo inserido no momento histórico e social

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

As escolas dominicais precisam organizar-se pedagogicamente no sentido de prepararem um documento pedagógico a fim de nortear suas atividades. É comum existir nesta forma de ensino situações que antagonizam as contribuições da Didática. Muitos professores costumam trabalhar isoladamente formando em sua classe uma escola dominical à parte. Ele passa o conteúdo sem preocupações com os fins educacionais amplos e específicos.

Qual é o crente que a EBD deseja formar? Passar conteúdo sem se preocupar com objetivos pode ser considerado como atirar no escuro.Sugerimos aqui alguns objetivos gerais (Extraídos do Regimento da Escola Bíblica Dominical – Gama – DF) que podem dar um impulso para a preparação da proposta pedagógica da EBD: “Art. 3º A Escola Bíblica Dominical tem a finalidade de propiciar, por meio de estudo da Palavra de Deus, o desenvolvimento da fé, da justiça, da paz, da humildade, do amor, em cada aluno, assegurando a ele a oportunidade de:”“I- Integrar-se no seu grupo da mesma faixa etária;”“II- Aumentar o vínculo com sua família;”“III- Almejar o episcopado;”“IV- Buscar o batismo com o Espírito Santo e os Dons Espirituais;”“V- Resistir às heresias;”“VI- Solicitar o batismo nas águas;”“VII- Desenvolver o gosto pelo estudo da Bíblia;”“VIII- Ter uma vida de oração;”“IX- Ir pregar o evangelho a toda criatura;”“X- Valorizar a obediência às lideranças da igreja.”Os professores também precisam sofisticar mais o ensino no sentido de se preocuparem com o aluno como sujeito. Ele, na maioria das vezes, é treinado a desenvolver muito a capacidade de sentar (um atrás do outro) , ouvir, ouvir e ouvir…Que tal desenvolver nos alunos as habilidades de falar, refletir, dramatizar, pesquisar, estudar, apresentar, participar, cooperar, sentir, descobrir, e por último, ouvir e sentar. Estas duas últimas habilidades também são importantes

.BIBLIOGRAFIA

COSTA, Francisco Clayton Marques da – Fundamentos de Psicologia Aplicados à Educação, apostila.

LIBÂNEO, José Carlos – Didática, Cortez, SP, 1994.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti – Ensino: As Abordagens do Processo, EPU, 1986.

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL – Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Brasília (Gama), 3º/1998.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA CLASSE 04 DO GAMA – 2000. REGIMENTO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Brasília, Gama-DF, 2000.

Prof. Clayton Marques da Costa é pedagogo pela UnB, Superintendente da EBD-Gama – DF.

E-mail:claytondac@bol.com.br

Fonte: www.ebdweb.com.br

 

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Sobre Editor
Valmir Nascimento Milomem, Graduado e pós-graduado em Direito. Colunista do CPADNews.com.br

32 Responses to Introdução à didática dominical

  1. rosaurea ferraz disse:

    sou a superentendente da escola dominical da minha igreja, gostei muito do texto ,queria se possivel enviem o projeto para meu e-mail

    Rosaurea Ferraz

  2. Daniel Alves Alencar disse:

    Sou Pastor de uma Igreja, e responsável por uma escola Dominical na minha Cidade, com mas de 20 Igrejas. Gortaria que me fosse enviado matierial para capacitação de nossos professores. Ficarei grato pela atenção dada esta nossa necessidade.

  3. sou uma aluna assidua da escola dominical na minha igreja e gostaria que vocês enviassem materiais para que eu contribuisse de alguma forma com a capacitação dos professores da mesma,já que na vida secular sou professora.

  4. Rosa lima disse:

    Boa tarde,

    Visitei o site e sei que através dele posso me aprimorar dentro da liderança de escola bíblica.
    Favor me enviar como preparar professores para que ministrem bem em suas aulas.
    Aguardo.
    Rosa

  5. Edvaldo disse:

    Graça e paz
    Prof. EBD, (adultos), Ig Batista, (CBB), sem formação acadêmica, porém, cheio de vontade, conto com o respeito dos alunos, por isso preciso de ajuda. Podem enviar alguma ajuda? Especialmente recursos didáticos.
    Fiquem na paz.

  6. washington l. da silva disse:

    QUE DEUS CONTINUE TE CAPACITANDO A ORIENTAR SERVOS,NESSA ÁREA TÃO IMPORTANTE QUE É A EBD, SE POSSIVEL PODERIA ME ENVIAR MAIS MATÉRIAS PARA CRIANÇAS, MUITO OBRIGADO

  7. stelio soares nhaca disse:

    boa tarde e importante difundir a messagem biblica para que muitos aceitem e acreditem que so temos um salvador Deus. Gostaria se possivel enviassem material didactico para o meu erequecimento biblico pois so assim posso me educar para educar os outros. obrigado que Deus vos abencoe

  8. Joziel disse:

    Aprecio muito o trabalho apresentado pelos irmãos, e gostaria de saber da possibilidade de enviar material de capacitação de professores da EBD e inclusive do departamento infantil. Ficaria muito grato, por sou pastor da igreja.
    Abraços e a paz do Senhor.

  9. Luciana disse:

    Graça e Paz!
    Sou superentendente da EBD e estava pesquisando informações sobre regimento e proposta pedagógica para a EBD e encontrei aqui neste maravilhoso site. Se possível enviar o material completo através do e-mail.
    Deus abençoe!

  10. Maria de Fatima Silva disse:

    Gostei muito das informações que tive, agradeço a Deus pela vida de voces.Essas orientações me foram de grande valia. Sou professora de crianças na minha igreja,e com esse conhecimento posso atrai-los mais para Deus. Peço que envie o material completo atraves do e-mail

  11. Nelsi Costa disse:

    Minhas amigas vão fazer concurso para a pedagoga do estado do Paraná, se possível ficaria grata se me enviassem em slides,para data-show material sobre as tendencias pedagógicas, lei de diretrizes e bases nacional (LDBEN) e outros da área para poder repassá-las . Agradeço e aguardo

  12. Simone Lima disse:

    Graça e paz, amei que o senhor continue agindo na tua vida e te abençoando a cada momento. Por favor estou precisando de projetos para trabalhar na igreja pois sou diretora da EBD e tenho dificuldades pois estou iniciando agora a minha vida cristã, conto a tua ajuda obrigada.

  13. Sirlene disse:

    Graça e paz.

    Gostei muito do estudo.
    Na verdade estou necessitando de auxílio para melhorar nossa EBD, principalmente na área de didática e treinamento dos professores.
    Estou terminando a Faculdade de Teologia, e sou diretora de ensino religioso em minha igreja.
    Tenho percebido a urgência de algumas mudanças principalmente com as classes de crianças e adolescentes.
    Se for possível um apoio ou informações, ficarei grata.
    Aguardo resposta.

    Sirlene

  14. Osmar Batista disse:

    Sou Superintendente da Escola dominical da minha Igreja, estou terminando o Curso de Bacharel em Teologia, e estou no 3º Semestre do Curso de Bacharel em Sistema de Informação, gostei deste material pois estou ministrando um curso para professores de Escola dominical, se possível poderiam me enviar este material para meu email
    que Deus os abençoe cada vez mais fiquem na Paz Do Senhor.

    • Fania disse:

      Ola, Vc e O Pr. Osmar Batista Rosa que tem os seguintes irmaos:

      Ramiro, Paulinho, Antonio , e uma irmao que nao me lembro o nome, por favor se possivel retornar-me, vc morou um tempo em Goiania-Goias e depois foi para Sp com a esposa e filhos.

      • Osmar disse:

        Olá !

        aquele nao era o Osmar que procuravas mas eu sou, como está sua mãe, ainda nos estados unidos ? e tu ainda moras na Vila União, acho que era isso se nao estou equivocado !
        e como está teu irmão Fabio ? agoraque sabes que sou eu ! é so contactar !

        osmar@aesmaquinas.com.br

      • paulo batista rosa disse:

        ola eu sou o paulinho irmao do osmar e meus irmaos sao osmar é claro ramiro antonio joao e ilsa….. e moro em goiania 9616-4494 e 85l9-1423 (DDD 62)

  15. Allan Edver disse:

    Olá, sou professor da EBD e também ogstaria de receber esse material por email por favor.
    Obrigado,
    allanedver@gmail.com

  16. cristina aquino disse:

    ola gostaria muito que me enviassem material para preparo de professor de ebd agradeço desde ja shalom

  17. Raquel disse:

    Ola, sou professora da EBD, e gostaria se possível de receber material de primoramentos dos professores da Ebd, ou qulquer informação na área.
    Desde já agradeço.

  18. Vanderlei Ferreira disse:

    Sou professor da E B D da Igreja Batista em Vila Santana Sorocaba, gostei muito desse material e goastaria de receber mais por e-mai, desde já agradeço. Graça e paz.

  19. Vanderlei Ferreira disse:

    Sou professor da E B D da Igreja Batista em Vila Santana Sorocaba, gostei muito desse material e gostaria de receber mais por e-mai, desde já agradeço. Graça e paz.

  20. pedro inacio da silva disse:

    sou professor da escola dominical gostaria de receber se possivel material de capacitação para professores por e-mail desde ja agradeço a paz do Senhor.

  21. francivalda freitas ramos disse:

    Sou superintendente da ebd em minha igreja e foi graças ao trabalho como professora neste departamento que descobri a minha vocação profissional.Me formo daqui há dois meses em Pedagogia e tenho investido o que aprendi ,neste departamento da igreja; não tem sido fácil. O conhecimento que adquirimos muitas vezes é interpretado como sede de poder, o que não procede pois o trabalho do Senhor é espinhoso, além de voluntário, o que por si já evidencia uma chamada ao ministério. Peço oração e informativo via e-mail.

  22. Evonilmar Cruz Côrtes da Fonte disse:

    Sou professora da EBD de minha igreja e achei o seu material excelente. Gostaria muito de receber por e-mail esse material ,que com certeza vai nos ajudar muito. Desde já irmão, muito obrigada. Abraços!

  23. Rosana disse:

    Graça e Paz!

    Estava pesquisando informações sobre regimento e proposta pedagógica e encontrei neste site.
    Por gentileza enviar material completo através do email.

    Obrigada!

  24. Rosana disse:

    Graça e Paz!

    Estou buscando informações sobre regimento e proposta pedagógica e encontrei neste site.
    Por gentileza enviar material completo através do email.

    Obrigada!

  25. Hélio da Silva Nunes disse:

    Sou Superintendente de Escolas Dominicais com mais de 25 Escolas, gostaria se possivel de materias para mim realizar um SIMPÓSIO DE ESCOLA DOMINICAL. Ficarei enrriquecido se me enviar o material e ao mesmo tempo agradecido. Deus o recompensará,amem.

  26. Bruna disse:

    Gostei muito de tudo, sou professora dos adolescentes e a nova coordenadora pedagógica da ebd da minha igreja e gostaria de receber em meu e-mail mais dicas sobre a didática na ebd. Deus o abençoe.

  27. nuro fernando daniel disse:

    ola gosteu dos artigos publicados sobre a didatica mas nao deu para perceber melhor quais sao as funcoes didatica

  28. nuro fernando daniel disse:

    e gostaria de receber em meu emeil mas dicas de didacticas estou a fazer ensino superior curso de biologia. Universidade pedagogica em mocambique

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